Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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MONITORAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SEPARAÇÃO E DESCARTE CORRETO DO LIXO: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE VIAMÃO – RS
Carmem Regina da Silva Pereira, Pedro Huelinton Correa dos Santos, Carlos Alberto da Silva Luz, Lucas Menezes dos Santos, Nicole Coelho de Almeida, Pedro Arthur Soares Lompa

Última alteração: 08-11-2018

Resumo


O meio ambiente em todos os lugares no mundo enfrenta verdadeiros desequilíbrios. Evidenciamos os descasos com o descarte irregular de lixo produzido pelo homem, assim, constatamos que uma mudança de comportamento é necessária. Cientes que a educação é o primeiro item a ser considerado para que haja uma expansão da compreensão ambiental do futuro cidadão participativo, constantemente, impulsionado por seu papel em sociedade. Dessa forma, incentivar o envolvimento do aluno em temáticas ambientais, em meio à inovação de metodologias de ensino e atualizações curriculares que o transportem de forma consciente e autônoma, para a realidade que o acompanha. O estudo foi desenvolvido em uma escola particular no município de Viamão-RS. Ao realizar um passeio pela escola foi possível observar muitos locais que revelam grande concentração de áreas verdes, com a presença numerosa de espécies de árvores, plantas e flores. Com fauna e flora expressivas, a comunidade escolar convive diariamente com belezas naturais. No entanto, se verificou que alguns locais da área de convivência comum dos alunos apresentavam descartes irregulares de lixo, assim, iniciou-se uma busca por soluções. Ao pensar a educação ambiental como recurso promissor para programar um bom trabalho, e também um meio de conscientização ao descarte correto do lixo, a proposta foi construída para o ambiente escolar, com perspectivas de ampliar o conhecimento e conscientização do aluno, no contexto da educação ambiental. Formar um aluno com saberes necessários, para que tenha novos comportamentos ao se envolver com o gerenciamento do lixo produzido por ele próprio. Os sujeitos de pesquisa constituíram cinco alunos de uma turma do 6º ano do ensino Fundamental II. Os instrumentos para coleta de dados constaram de saídas de campo na escola, vídeos educativos, reconhecimento dos diferentes tipos de lixo e uma gincana ambiental. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos desconhecia a importância do monitoramento correto de resíduos sólidos, ou, nunca ouviu falar. Alguns alunos não conheciam as lixeiras para coleta seletiva. Também desconheciam o significado da coleta seletiva, e a importância de reconhecer os diversos tipos de materiais que nos envolvemos diariamente, ao qual fazem parte do nosso lixo a ser descartado. No decorrer da atividade destacou-se a importância da preservação da natureza, evidenciando o tempo de decomposição dos materiais que utilizamos. Alguns alunos trouxeram para o questionamento, exemplos de atitudes que podem contribuir para uma cidade sem lixo nas ruas, e para uma escola limpa. Outros assuntos foram sendo introduzidos, como sustentabilidade, a importância da reciclagem, tipos de resíduos recicláveis e alimentação orgânica. A partir do estudo a escola adquiriu lixeiras adequadas para o descarte correto do lixo, e os alunos se organizaram para programar um monitoramento e fiscalização ambiental nos horários de intervalo das demais turmas. O descarte correto dos lixos passou a ser assunto freqüente e importante, na vivência de toda a comunidade escolar.

Palavras-chave


Educação Ambiental, Resíduos Sólidos, Lixo.

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