Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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RECONHECIMENTO DE LÍQUENS EM TRILHAS ECOLÓGICAS: PROPOSTA DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA PARTICULAR NO MUNICÍPIO DE VIAMÃO – RS
Carmem Regina da Silva Pereira, Lucas Costa Kray, Diego de Araujo Martinez, Leonardo Brusch Nascimento Czupriniaki, Luise Rodrigues da Costa, Hiram Terres Martins, Luis Sergio Castro Cereja

Última alteração: 08-11-2018

Resumo


Inovações para o ensino e aprendizagem na educação ambiental podem envolver aspectos metodológicos inovadores quanto à atualização de conhecimentos no contexto do mundo atual. No entanto, transformações mais profundas podem ser viabilizadas pela integração de metodologias que levem em consideração os conhecimentos prévios dos alunos e os novos conhecimentos a serem construídos. A aprendizagem, para ser significativa, necessita partir do que já se conhece. Quando esse conhecimento é contextualizado, debatido e reconstruído, acontece o que denominamos de aprendizagem significativa crítica. Dessa forma, é importante valorizar os conhecimentos prévios dos sujeitos envolvidos nas atividades. Pessoas imersas na investigação de um tema, seja ele qual for, apresentam informações que auxiliam como ponto de partida a respeito do novo conhecimento. Para atingir uma educação nos parâmetros mencionados este trabalho destaca um estudo sobre os Líquens que estão presentes nas trilhas ecológicas localizadas no interior da área escolar que serviu de base ao estudo. A escola onde o projeto foi desenvolvido concentra sua sede na cidade gaúcha de Viamão, uma linda localidade da região metropolitana de Porto Alegre – RS. O município de Viamão apresenta uma Biodiversidade ambiental ampla, com locais ricos de interesse ecológico. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma metodologia denominada unidades de aprendizagem, que considera as ideias prévias dos alunos na probabilidade de reconstruir as suas concepções sobre o assunto abordado. Os sujeitos de pesquisa constituíram seis alunos de uma turma do 6º ano do ensino Fundamental II, paralelamente, às suas atividades em Educação Ambiental. Os instrumentos para coleta de informações constaram de saídas de campo nas trilhas, para fazer o reconhecimento dos locais onde se encontravam os Líquens; um diário de campo e registro de imagens destacando as características dos líquens, como coloração, formas diversas e as espécies de árvores, ao qual se encontravam. Os resultados alcançados sinalizam que a escola apresenta variados e abundantes líquens nas árvores; constataram a provável excelência na qualidade do ar, do local. Além disso, no decorrer das trilhas se pode evidenciar a presença de líquens com coloração cinza, rosa e esverdeada. Ademais, os alunos ampliaram seus conhecimentos sobre Líquens que foram aprofundados no decorrer do envolvimento do estudo.


Palavras-chave


Educação Ambiental, Líquens, Trilha ecológica.