Última alteração: 16-11-2018
Resumo
É um dever do governo federal e do IFRS construir as políticas de ações afirmativas. Com base nisso, o projeto Diálogos Afirmativos e diversidade atua em conjunto com o Núcleo de Ações Afirmativas do IFRS câmpus Viamão, com o objetivo de fazer com que grupos tradicionalmente excluídos ocupem espaços e locais de fala antes não ocupados, promover o diálogo entre os diferentes segmentos e sobre as temáticas trabalhadas pelo projeto, contribuir para o avanço do respeito à diversidade e desenvolvimento humano, democratizar os espaços de aprendizado, trabalhando com a transversalidade e discutir a criação de um currículo que atenda as particularidades e inclusão dos estudantes. Os membros do projeto se reúnem periodicamente para elaborar as atividades que serão desenvolvidas: São realizados painéis sobre os temas relacionados a minorias sociais, problemáticas enfrentadas, desmistificações e reconstrução de ideias. Tolerância, racismo, gênero, diversidade sexual, machismo, questões ligadas aos povos indígenas, pessoas com deficiência são alguns dos campos de atuação do projeto. Também são realizados grupos de estudo sobre as temáticas. Com base nas reuniões de planejamento, os painelistas são escolhidos e é feito o contato para agendar e organizar as atividades. Os painelistas falam sobre o mesmo tema, cada um tem cerca de 20 minutos para desenvolver o assunto, após cada uma das falas se abre para o público fazer perguntas e debater, dinamizando e democratizando o processo. Identificando alguns temas sensíveis ou preconceitos dentro da sala de aula, os professores encomendam alguns destes painéis. O projeto articulou uma palestra com duas mulheres transexuais que contaram um pouco de suas vivências, preconceitos enfrentados e perspectivas. Outro exemplo foi a palestra “Quando a pauta é silenciada: uma conversa sobre a violência sexual contra crianças na mídia”. A participação dos alunos, servidores e público externo são alguns dos elementos que identificam os resultados do projeto. Em todas as ações há participação do público nos debates, participações essas que ajudam a construir um diálogo mais amplo que pode até mesmo desconstruir alguns preconceitos. A avaliação realizada após os eventos mostra que existe uma continuidade das discussões sobre o tema em sala de aula e fora dela, além de uma construção e desconstrução de conceitos previamente estabelecidos, como pode se perceber nas atividades envolvendo as temáticas de gênero.