Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
Uma folha sem cortes: portal de educação a distância para a formação pedagógica de educadores em matemática
Andreara Dias Homem, Adriano Beluco

Última alteração: 20-11-2018

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de apresentar a experiência de construção de uma plataforma de ambiente virtual de aprendizagem para a capacitação no ensino de Matemática através da ferramenta pedagógica dos origamis direcionada a educadores em Matemática e estudantes do ensino médio. Os origamis tornaram-se importantes ferramentas para o desenvolvimento de habilidades geométricas motoras pelos estudantes na descoberta de propriedades em superfícies geométricas, bem como nas transformações e translações de objetos planos e espaciais. A construção de origamis é fundamental para o desenvolvimento do raciocínio lógico e artístico, tanto quanto o aprimoramento da paciência, perseverança e disciplina mental. A justificativa para desenvolver um projeto de portal de educação a distância neste tema reside na utilização inadequada dessa ferramenta pedagógica em nível de ensino fundamental e médio no Brasil enquanto diversos países europeus e asiáticos integraram seu uso como elemento da componente curricular Matemática no ensino fundamental, médio, técnico e superior. As técnicas de dobradura de papéis pela metodologia de origamis vêm sendo difundidas com alto grau de aplicabilidade para a resolução de problemas nas áreas de compactação de máquinas pela engenharia mecânica, nanotecnologia pela engenharia elétrica e transporte de painéis solares para satélites pela engenharia aeroespacial. São inúmeras inovações criadas com base numa folha de papel dobrada, sem um único recorte realizado. Criado no Japão, o origami (Ori: papel e Kami: dobrar) tem sido praticado por pessoas no mundo inteiro. Inglaterra, França, Alemanha, Estados Unidos da América, Argentina, Cingapura e Brasil são alguns dos maiores centros de criação de novos origamis. O portal de educação a distância denominado Uma Folha Sem Cortes será construído em ambiente Moodle localizado no sítio umafolhasemcortes.org, disponibilizando inicialmente 3 oficinas de extensão de 40 horas. O público alvo do projeto são os educadores em matemática, mais especificamente os docentes e estudantes de instituições de ensino públicas e privadas de ensino médio técnico. A primeira etapa do projeto contempla a construção do ambiente virtual Moodle para hospedar as oficinas de extensão a serem disponibilizadas. A segunda etapa compreende a elaboração das oficinas, denominadas como “A cultura oriental dos origamis e conhecimentos básicos”, “A geometria do Tsuru;” e “Ensino de Geometria plana para o nível fundamental e médio através de origamis”. A terceira e última etapa deste projeto enfatiza a divulgação das oficinas a educadores em matemática de instituições de ensino públicas e privadas. Os resultados obtidos até o momento incluem a efetiva instalação do ambiente Moodle a construção das oficinas. As oficinas encontram-se em edição final dos vídeos referentes às montagens dos origamis utilizados na sua elaboração. Como conclusão preliminar é possível verificar que a disponibilização das oficinas será de extrema importância para a mudança de paradigma a respeito do uso de origamis como ferramenta pedagógica integrada ao currículo escolar.

 


Palavras-chave


origami; matemática; educação