Última alteração: 16-11-2018
Resumo
Cada vez mais o consumidor é influenciado pela sustentabilidade e pela responsabilidade social. Segundo o Instituto Akatu (2010), o consumidor brasileiro acredita que é dever das empresas trazer mais benefícios para a sociedade e Kotler (2010) relata uma tendência mais responsável e consciente por parte dos consumidores. Segundo Urdan e Urdan (2013) o papel do marketing é desenvolver trocas que relacionem os objetivos organizacionais das empresas com as necessidades individuais das pessoas. Logo, promover o consumo responsável é um dos deveres do profissional do marketing. Outro ponto que reforça essa ideia é que, segundo Campomar e Ikeda (2006), uma das falácias mais difundidas acerca do marketing é a criação de necessidades para as pessoas comprarem coisas que não necessitam. Dias (2014) ressalta que, devido à sua grande repercussão, as ações de marketing devem ser exercidas evitando processos que causem prejuízos à sociedade, pois podem induzir comportamentos inaceitáveis, associando o marketing com o consumismo e o materialismo. Mas como as empresas podem planejar suas ações sem contribuir para a propagação de falácias como a citada anteriormente? Uma das formas é analisando o marketing mix ou composto de marketing sob a ótica do consumo consciente. Os referenciais teóricos foram obtidos através de pesquisas bibliográficas nas áreas de marketing, comportamento humano e administração, com o objetivo de fornecer profundidade teórica para a proposta de análise do composto de marketing. O Instituto Akatu (2010), mapeou uma série de comportamentos para definir o consumidor consciente, abrangendo aspectos econômicos, de planejamento, de reciclagem e de compra sustentável, que são relacionados com o composto de marketing, o qual segundo Kotler e Keller (2012) é formado pelas variáveis: produto, preço, promoção e praça. Também foram realizadas entrevistas em profundidade com consumidores do município de Viamão, com o objetivo de compreender as motivações dos hábitos de consumo dentro desse contexto. Foi entrevistado um grupo composto por seis consumidores de Viamão, sendo todos economicamente ativos. Ao relacionar os conceitos de consumo consciente aos instrumentos de marketing, concluiu-se que podemos aprimorar os mesmos, contribuindo para criação de estratégias de marketing mais responsáveis. Como, por exemplo, podemos citar o planejamento da forma como o produto será descartado pelo consumidor, a análise do preço para entender se o consumidor tem condições financeiras de consumir o mesmo, sendo esse um fator muito apontado pelos entrevistados. Também deve-se analisar se a promoção do produto é clara o suficiente e permite que o cliente faça comparações com outros produtos, entre muitos outros benefícios a serem explorados e com potencial para alinhar as estratégias de marketing com a responsabilidade socioambiental.