Última alteração: 11-10-2017
Resumo
A inclusão de alunos com deficiência visual nas escolas de ensino regular é cada vez mais comum, porém, sabemos que são muitos os obstáculos para que todos se sintam de fato incluídos. Foi pensando na acessibilidade de um colega cego que um grupo de alunos do sexto ano desenvolveu um projeto com a orientação dos professores de Educação Física, Ciências e Robótica que visa o desenvolvimento de tecnologias que permitem ao aluno com deficiência visual a prática de atividades físicas, bem como a acessibilidade, promovendo assim o seu desenvolvimento biopsicossocial. Inicialmente os alunos realizaram uma pesquisa sobre deficiência visual e uma entrevista com a professora de Braile que atende o aluno cego na escola. Depois começaram a buscar materiais que propiciassem a inclusão e a acessibilidade do aluno no ambiente escolar. Ao longo do projeto foram confeccionados bastões de cano de pvc com efeito sonoro, bola com guizo e uma estrutura com cordas que permite a locomoção pelas dependências da escola com autonomia. Além da funcionalidade dos objetos houve uma preocupação em utilizar materiais que tivessem um baixo custo, o que possibilita que outras pessoas desenvolvam projetos de acessibilidade nos diferentes espaços sociais. A eficácia dos objetos desenvolvidos vem sendo comprovada todos os dias pelo aluno que já se locomove pelas dependências da escola com mais autonomia e participa das aulas de Educação Física com alegria e entusiasmo. Esse projeto foi de suma importância para a auto estima do aluno bem como para a sua interação com os colegas nos diferentes espaços da escola. Promover a inclusão, vai além do ato de “aceitar” o indivíduo com deficiência. Está no desejo de adequar o mundo as necessidades do outro.