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O que influencia o brasileiro na escolha de um espumante?
Estela Maris dos Santos Arruda, Priscila Silva Esteves, Cristiane Silva Esteves, Luiz Antonio Slongo, Luiza Venzke Bortoli

Última alteração: 11-10-2017

Resumo


Compreender o comportamento do consumidor de espumantes é de extrema importância para o desenvolvimento desse setor no Brasil. Levando em consideração as mudanças que o mercado de consumo tem passado, torna-se preciso que a captação de consumidores seja realizada por meio de abordagens de marketing baseadas em informações mais precisas sobre este perfil de consumidor. Por esta razão, esta pesquisa será realizada com o objetivo de entender o que influencia o consumidor brasileiro na escolha de um espumante. Para tanto, este estudo será feito através de uma abordagem exploratória com consumidores brasileiros por intermédio de entrevistas em profundidade orientadas por um roteiro semi-estruturado. Esse método irá possibilitar o entendimento das percepções, das preferências e do comportamento do consumidor de espumantes. A técnica da entrevista em profundidade é não-estruturada, direta e pessoal e é utilizada para explorar assuntos pouco conhecidos e para verificar atitudes, crenças, sensações e motivações sobre um determinado tópico (MALHOTRA, 2006). Através dessa técnica de pesquisa, é possível elucidar informações armazenadas no inconsciente do indivíduo, gerando questões para futuras pesquisas. Juntamente com isso, será realizada uma ampla revisão de literatura sobre os temas da pesquisa, onde vão ser consultadas fontes de diversas áreas, tais como: Marketing, Viticultura, Comportamento do Consumidor, Agronomia, Enologia, entre outras. Ressalta-se que, para a realização das entrevistas, será feita uma “pergunta filtro” para verificar se o indivíduo é, ou não consumidor de espumantes com objetivo de confirmar se a pessoa fará, ou não, parte da amostra pretendida para esta pesquisa, uma vez que o estudo instrumento será aplicado em uma amostra por julgamento, não estatística, composta por brasileiros, de ambos os sexos, consumidores de espumantes. A quantidade necessária de entrevistas será decidida no momento em que houver incidência de repetição das respostas. Em outras palavras, essa etapa da coleta de dados será encerrada quando as respostas se tornarem muito repetitivas, pois, com isso, a contribuição marginal de um novo entrevistado passaria a ser muito pequena para o desenvolvimento da pesquisa. Este estudo será seguido de outra investigação que contará com a construção de um questionário com opções de respostas fechadas. A realização desta pesquisa é de extrema importância para uma melhor compreensão deste mercado que, cada vez mais, vem ganhando importância para o desenvolvimento econômico de diversas regiões no Brasil (seja pela sua produção e/ou pela sua comercialização).


Palavras-chave


Comportamento do consumidor; marketing; espumantes