Portal de Eventos do IFRS, II Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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A origem de um brinde: um estudo sobre a imagem do espumante nacional em comparação ao espumante estrangeiro
Marcelo Augusto Garibaldi Voese, Priscila Silva Esteves, Luiza Venzke Bortoli, Luiz Antonio Slongo, Cristiane Silva Esteves

Última alteração: 11-10-2017

Resumo


No Brasil, a atividade vitivinícola vem sendo desenvolvida desde a época de sua colonização, que junto ao clima e a terra favoráveis para a produção deste tipo de bebida, tornam o país o lugar propício para o desenvolvimento desta atividade, havendo um destaque para a Região Sul, onde há uma concentração de aproximadamente 90% da produção nacional (IBRAVIN, 2015).Nas últimas décadas, o Brasil teve um aumento significativo no setor de consumo de espumantes e moscateis, mais que dobrando sua produção. Comparando um mesmo período dos anos de 2016 e 2017, foi registrado um crescimento de 3% de vinhos nacionais, o equivalente à 4 milhões de litros a mais. Contudo, mesmo havendo uma liderança na venda de vinhos e espumantes do próprio país, correspondente à 65% do mercado, houve, ao mesmo tempo, um aumento de cerca de 40% na entrada de produtos importados, ao passo que os produtos nacionais tiveram um recuo de quase 10%, demostrando que os produtos estrangeiros estão cada vez tomando mais espaço no cenário nacional. Somado a isso, um dado interessante levantado em uma pesquisa pelo IBRAVIN mostra que cerca de 80% dos consumidores relatam indecisão na hora de escolha do vinho, e que em torno de 70% carecem de informações, constatando, assim, que existe pouco conhecimento a respeito do perfil desses consumidores. Este projeto de pesquisa, portanto, tem como objetivo entender como o consumidor brasileiro percebe a imagem do espumante nacional em comparação ao espumante estrangeiro. Para isso, será feita uma pesquisa exploratória, onde serão realizadas entrevistas com profundidade, a fim de elaborar hipóteses e pré-testes para que, posteriormente, seja feita uma etapa conclusiva descritiva. Assim, o projeto visa aumentar o conhecimento a respeito do tema e entender mais sobre os consumidores, a fim de que possa haver uma melhor abordagem por parte das empresas com relação aos mesmos, fazendo com que haja uma melhor percepção de qualidade do espumante nacional frente ao estrangeiro.


Palavras-chave


Espumantes; comportamento do consumidor; marketing