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Comportamento de consumo de espumantes no Brasil
Vinicius Azevedo da Silva, Luiza Venzke Bortoli, Cristiane Silva Esteves, Luiz Antonio Slongo

Última alteração: 11-10-2017

Resumo


Nas últimas quatro décadas, a produção mundial de uvas e vinhos tem sofrido modificações, numa permanente busca de aperfeiçoamento no método de cultivo de uvas e na elaboração de vinhos, no sentido de buscar produtos de qualidade, que atendam cada vez mais às demandas dos consumidores.  Analisa-se, nos últimos anos, que a produção e comercialização de espumantes finos de empresas do Rio Grande do Sul tem se desenvolvido no Brasil. Mesmo em um período de crise, verifica-se que ela mais que dobrou em menos de 10 anos. Isso demonstra a relevância deste produto para a economia nacional, uma vez que este estado é, expressivamente, o maior produtor do país. Levando em consideração as transformações que o mercado de consumo tem passado, torna-se preciso que a captação e fidelização de clientes seja realizada por meio de abordagens de marketing baseadas em informações mais precisas sobre este perfil de consumidor para um desenvolvimento constante e sólido desse setor no Brasil. A partir desse entendimento das características e hábitos dos consumidores, é possível adaptar, de forma mais efetiva, os produtos, a comunicação por parte das empresas do setor e as abordagens necessárias para atender, de forma plena, às expectativas dos clientes. São poucas  pesquisas empíricas que abordam o comportamento do consumidor de vinho no Brasil, normalmente elas são focadas em países que possuem um legado expressivo em termos de história e volume de produção. Quando a abordagem é focada no mercado de espumantes, essa produção científica torna-se insuficiente. Diante desse cenário, torna-se de grande importância  entender como é o comportamento do consumo de espumantes pela população brasileira. Com este objetivo,  este estudo será realizado através de uma abordagem quantitativa e transversal com aplicação de questionários a consumidores de espumantes em todo o Brasil em uma parceria interinstitucional estabelecida com pesquisadores do IFRS e da UFRGS.


Palavras-chave


Comportamento do consumidor; espumantes; marketing