Última alteração: 11-10-2017
Resumo
Ainda se tem dificuldades em abordar temas como a sexualidade e gênero, tidos como tabus e indecentes em diversos ambientes, mesmo que no cotidiano da sociedade sejam temas presentes. As minorias políticas presentes dentro destes assuntos necessitam de maior visibilidade e equidade de direitos, tendo a intolerância como seu maior empecilho. É necessário investir no desenvolvimento de políticas afirmativas para que o contexto escolar tenha melhor desempenho para se trabalhar com a diversidade sexual e as questões de gênero em sala de aula. Por meio do projeto Estratégias de conhecimento do contexto escolar referente a gênero e sexualidade: compreendendo o “diferente” pretende-se discutir e criar estratégias para que todos sejam incluídos, promovendo seminários, rodas de conversas e palestras com propósito de mobilizar a comunidade acadêmica e garantir a promoção destas ações. Através de um espaço onde mensalmente ocorrem reuniões para o estudo, discussão e troca de conhecimentos acerca das temáticas de sexualidade, gênero e demais assuntos correlatos, os membros presentes no projeto definem os temas a serem pesquisados/estudados/discutidos em determinada ocasião ou evento. Como exemplo, a Semana de Combate a LGBTIfobia, proposta pelos integrantes do projeto em conjunto com o Núcleo de Ações Afirmativas - NAAf, contou com uma semana de programação de grande aderência do campus e obteve resultados positivos. Através de ações como estas pode-se observar impactos excelentes na comunidade acadêmica, representando devidamente os grupos vulneráveis presentes no campo de estudo do projeto. Desenvolvem-se novos métodos de abordagem com propostas interativas, motivando a todos para que se sintam livres em serem quem são e se expressar da melhor forma para que se tenha uma melhora no convívio social. Ainda em andamento, o projeto tem promovido um espaço necessário e gratificante para a reflexão e afirmação de todos os direitos humanos independente da área.