Portal de Eventos do IFRS, II Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
Crise... para quem? estratégias de empresas que prosperam na “crise”
Emanuel Marafiga Stoffels, Priscila Silva Esteves, Luiza Venzke Bortoli, Rafael Lavrador Sant'Anna

Última alteração: 11-10-2017

Resumo


A crise econômica é um dos assuntos mais comentados ultimamente, e muitas vezes o argumento de vários empresários para os problemas enfrentados em suas organizações. Diversas plataformas de notícias físicas e onlines, já publicaram manchetes alegando que o Brasil vive hoje a pior recessão da história. Porém, mesmo neste cenário de crise diversas empresas e segmentos se destacam e crescem, assim como muitos vêem a crise como oportunidade para ingressar no mercado. Neste contexto, verificou-se que, apesar dos dados econômicos estarem demonstrando uma retração na economia, alguns setores tiveram um grande crescimento no período de 2015 a 2017, possibilitando o surgimento de empreendimentos de sucesso. Através do projeto de extensão Compartilhando Saberes de Gestão desenvolvido em 2016, observou-se que havia muita demanda por palestras, eventos e oficinas nesta área. Por esta razão, foi desenvolvido este projeto de extensão que visa analisar as estratégias das empresas que crescem, se desenvolvem e ingressam no mercado na crise, e com base nelas, pensar na possibilidade de novos negócios mesmo no período citado. Objetiva-se então, através de oito palestras, para alunos e comunidade externa, apresentar estudos de casos sobre empresas que crescem, se desenvolvem e novos negócios que surgem na crise, mostrando suas estratégias, a fins de estimular o empreendedorismo. As referidas palestras serão realizadas nas regiões metropolitanas de Porto Alegre e no Distrito Federal. A pesquisa utilizada como base foi fundamentada em estudos de caso de empresas que prosperaram na crise, leituras de artigos sobre o assunto assim como leituras de livros sobre a prática do empreendedorismo. Como resultado, espera-se contribuir para o desenvolvimento do espírito empreendedor mesmo em cenários que não pareçam favoráveis, tendo em vista a importância deste assunto na área da administração, contribuindo assim, tanto para as melhores práticas de gestão, como para o incentivo do empreendedorismo considerando os acadêmicos e a sociedade.

 


Palavras-chave


crise; estratégia; empreendedorismo