Portal de Eventos do IFRS, II Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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Horta escolar: uma ferramenta de promoção à educação ambiental interdisciplinar para Viamão/RS
Diovana Daugs Borges Fortes, Elusa Daiana Ross, Julio Cesar Nunes Rolhano, Marcelo Augusto Garibaldi Voese, Denirio Itamar Lopes Marques

Última alteração: 11-10-2017

Resumo


Este trabalho foi proposto na disciplina de Vivência I, do curso superior de tecnologia em gestão ambiental no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Viamão. À turma foi solicitado escolher uma área urbana com problema ambiental, dentre dez tópicos ambientais, e aplicar um projeto de mitigação. Escolheu-se o tópico de educação ambiental, pois a introdução da dimensão ambiental no sistema educacional tradicional exige novas ações dos educadores levando-se em consideração a lei 9.795/99 que instituiu a educação ambiental em todos os âmbitos da educação. Propôs-se a construção de uma horta escolar em uma escola municipal de ensino fundamental de Viamão/RS, como ferramenta de sensibilização para a educação ambiental aos alunos do primeiro ao quinto ano da referida escola. A escolha pela horta deu-se pela possibilidade de alinhar teoria e prática, pois no próprio ambiente escolar, mas fora da sala de aula, os estudantes podem aprender e construir conceitos das diferentes áreas, como exemplo da matemática, utilizando-se as mudas como exemplos de soma, subtração, divisão e multiplicação; de ciências, na observação de espécimes animais e vegetais; de geografia, na observação do ciclo da água e sua importância; de português, na produção textual com temática ambiental; de artes, na confecção de desenhos. Ainda, auxiliar no desenvolvimento da consciência ambiental através da separação de resíduos e sua importância, o uso de resíduos orgânicos para a compostagem e retroalimentação da horta e a produção de alimentos saudáveis e orgânicos. Foi feita visitação à escola para definir o espaço e material de implantação da ferramenta de educação, decidindo-se pelas garrafas pets; conversou-se com a direção para organizar a gestão da horta e definir as turmas participantes da construção da mesma. Esse processo foi dado com a participação dos alunos através da sugestão de mudas a serem plantadas, arrecadação de materiais, corte e pintura das garrafas pets e plantação. Depois de finalizado o projeto da disciplina, no semestre seguinte, iniciou-se a implementação das ações descritas, com financiamento, através de um projeto de extensão do IFRS - Campus Viamão, que busca a implantação de hortas orgânicas em escolas de ensino básico no município para uso na merenda escolar. Por meio de ações como a construção de uma horta escolar, percebe-se a importância da educação ambiental de forma a promover ações práticas e interdisciplinares, contribuindo na apropriação e cuidado com o meio ambiente.


Palavras-chave


Educação ambiental; Horta escolar; Interdisciplinaridade