Última alteração: 08-10-2017
Resumo
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Viamão, é uma instituição de ensino, pública e federal, que atualmente possui sete cursos distribuídos entre as modalidades: técnico concomitante, técnico subsequente e superior. O local de ensino conta com o total de 10 salas de aula mais um laboratório de informática para atender os cursos nos turnos vespertino e noturno. O presente estudo faz parte de um trabalho da disciplina de Educação Ambiental que buscou propor soluções educativas para o problema com resíduos sólidos orgânicos no IFRS, Campus Viamão. De antemão foi possível observar que entre as lixeiras do instituto, o lixo não era descartado corretamente. Partindo dessa verificação, o objetivo foi estudar o hábito de descarte de resíduos orgânicos dos alunos e professores. O estudo ao público-alvo foi realizado através de uma pesquisa de campo, a partir de entrevistas, que forneceram dados a respeito do hábito dos alunos e professores em descartar resíduos orgânicos, acesso para um descarte correto e o motivo de descartar de modo incorreto. A lanchonete que se encontra no Campus também participou da pesquisa. Então, do dia 04 de setembro ao dia 08 de setembro foram realizadas as entrevistas e observações. Como resultados, a grande maioria dos alunos e professores afirmou que descartam corretamente os resíduos sólidos orgânicos que geram durante sua permanência no Instituto. Uma pequeníssima parcela dos entrevistados admitiu não descartar os resíduos na lixeira correta com a justificativa de que confundem as lixeiras. Uma das pessoas entrevistadas, responsável por um dos pequenos pontos de venda de lanches no Campus, informou que não possui uma lixeira específica para os resíduos orgânicos, com a justificativa de que a comunidade não descarta corretamente após consumir seus produtos, até a própria dona da lanchonete afirma não separar o lixo orgânico. Com base neste estudo foi possível concluir que apesar de a maioria dos entrevistados afirmarem descartar corretamente os resíduos sólidos orgânicos, o fato observado na realidade é outro. Na prática é facilmente observado, nas salas de aula (que possuem latas de lixo separadas e identificadas para separação dos resíduos) e nas salas dos professores, que os resíduos são descartados de forma mista, prejudicando assim, a coleta seletiva destinada para resíduos secos. Por fim, recomenda-se que sejam feitos novos estudos, buscando investigar, com outras técnicas, o motivo de haverem tantos cestos com alto índice de resíduos orgânicos misturados com recicláveis. Uma vez que o presente estudo permitiu conhecer que existe uma controvérsia entre a realidade e o que as pessoas afirmam fazer, nas entrevistas. Já que o número de pessoas que afirmou descartar os resíduos incorretamente foi muito pequeno, em comparação ao grande número de resíduos sólidos orgânicos descartados fora do local correto.