Portal de Eventos do IFRS, II Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

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Unidade de conservação parque municipal Saint Hilaire: um espaço de educação ambiental através de trilhas interpretativas
Diovana Daugs Borges Fortes, Kellen Oliveira de Freitas, Denirio Itamar Lopes Marques

Última alteração: 08-10-2017

Resumo


As Unidades de Conservação (UC) são espaços legalmente instituídos para a conservação da natureza e sua biodiversidade. No município de Viamão encontra-se a UC Municipal de proteção integral Parque Municipal Saint Hilaire (PMSH) com aproximadamente 1150 hectares. Pensando nesse espaço, com infraestrutura recreativa, de esportes e ao mesmo tempo de proteção ambiental, que não apresenta grande utilização por parte da população, viu-se a necessidade de despertar a sensibilização da população do entorno como um espaço coletivo a ser preservado e usufruído. As trilhas guiadas no PMSH fazem parte do programa de monitoria ambiental para educação básica, desenvolvidas por integrantes membros do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Viamão. As trilhas estão desenvolvendo ações de educação ambiental junto à rede municipal de Viamão de forma permanente, colaborando na formação de cidadãos críticos, conscientes de suas atitudes e respeitando o meio ambiente para assegurar uma melhor qualidade de vida, além de encorajar o uso e o cuidado do PMSH. As ações desta atividade têm proporcionado um aprendizado ao monitor e aos estudantes da educação básica, na sua construção como educador ambiental. O trabalho é desenvolvido através da parceria com a secretaria municipal de educação, a qual selecionou escolas destaques nos seus projetos internos para a proposta de educação ambiental através da trilha da coruja, demarcada pelos guardas-parque do PMSH. A trilha segundo os descritores do Ministério do Turismo classifica-se quanto a sua função como educativa e recreativa, ser de forma circular, com grau de dificuldade média. As atividades são realizadas através de uma breve apresentação da UC, estruturada conjuntamente à gestão do parque; a trilha com paradas em pontos específicos para observação e explicação da flora, fauna e cursos hídricos; e uma oficina com foco na preservação da biodiversidade conforme a idade dos participantes. Dedicou-se, até o presente momento, desenvolver o sentimento de pertencimento com aquele espaço, através de sua percepção ambiental. Percebe-se que a monitoria está atingindo o público esperado, cumprindo com os objetivos. Há articulação estabelecida entre secretaria municipal de educação, IFRS Campus Viamão e gestão do PMSH; que a consciência ambiental tem se difundido no ambiente escolar para além dos temas tradicionais de abordagem; que as oficinas e trilha guiada desperta uma mudança de atitudes frente à problemática ambiental e confirma-se a necessidade de envolver a população do entorno de uma UC a fazer uso do espaço e com isto contribuir para a segurança e bem-estar da população na área. O desenvolvimento de ações de educação ambiental em UC torna-se essencial a cidadãos que passam a tomar decisões, exercer atividades profissionais e responsáveis por continuar o desenvolvimento sustentável.

Palavras-chave


Educação ambiental; Monitoria; Percepção; Trilhas; Unidade de Conservação