Última alteração: 06-10-2017
Resumo
O direito dos servidores públicos estatutários merece um cuidado especial dentro da sociedade já que o mesmo permeia as relações laborais de um grande grupo de pessoas, além de influenciar na qualidade da própria prestação do serviço.Diante disso, o projeto em questão buscou abordar as diferenças que existem entre os servidores públicos concursados, regidos pelos seus respectivos estatutos e os contratados por empresas terceirizadas que atuam em funções semelhantes, para tentar compreender as diferenças que existem entre estes dois grupos, no que tange às condições de trabalho. A terceirização da atividade meio é a contratação de serviços auxiliares e de apoio que possibilitem ao gestor focar-se nas atividades principais desenvolvidas pela empresa de forma mais eficaz. Contudo, para o profissional terceirizado que atua em funções auxiliares de uma empresa, a terceirização traz consigo uma inegável incerteza quanto à remuneração, a rotatividade do mercado, a jornada de trabalho, a precarização do serviço, dentre outros aspectos fundamentais para o bem estar dentro de uma organização. Por isso, o entendimento do quanto essas diferenças impactam diretamente no serviço e no comportamento destes dois grupos de trabalhadores é de suma importância, pois a partir deste, que pode-se definir o quanto a terceirização é benéfica ou maléfica para as organizações e, consequentemente, para a sociedade. Por meio de bibliografias e doutrinas específicas do direito e da administração, além de uma entrevista não estruturada realizada com servidores públicos e terceirizados, foi possível criar uma relação entre as duas áreas do conhecimento, direito e administração, a fim de entender as peculiaridades que existem entre eles no que diz respeito a comportamento administrativo. Portanto, a importância desta pesquisa é percebida no instante em que compreende-se que o direito e administração se complementam, pois são as normas jurídicas que incidem sobre a população, que fornecem subsídios para que a administração consiga gerenciar os empreendimentos e as pessoas, de forma bem sucedida.