Portal de Eventos do IFRS, II Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
Aproximando os discentes às atividades locais de marketing
Alessandra Gabrielle Silva, Priscila Silva Esteves, Luiza Venzke Bortoli

Última alteração: 06-10-2017

Resumo


O marketing é uma disciplina com grande relevância para área da administração porque contribui significativamente para melhorar a gestão e a interlocução das empresas, através de ações que proporcionem o entendimento do ambiente interno e externo. O marketing busca, através de ações, compreender o mercado de forma geral, utilizando diversos recursos e ferramentas. Possui a finalidade de aprimorar a divulgação, aperfeiçoar os produtos e melhorar os serviços prestados, com responsabilidade sócio-ambiental, e preocupação com os valores intrínsecos aos seres humanos. Desse modo, o referido projeto busca aproximar os alunos às atividades de marketing da cidade de Viamão, facilitando a compreensão dos conteúdos desenvolvidos no ambiente escolar de forma mais eficiente. Além disso, através do envolvimento do discente com as atividades de marketing promovidas na cidade, o aluno conseguirá absorver de forma ampla os conteúdos, relacionando-os de modo prático com a experiência vivida no município. As atividades que estão sendo realizadas neste projeto buscam ajudar os discentes matriculados nas disciplinas de Marketing e Empreendedorismo dos cursos Técnico em Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais. Diante disso, o estudo de materiais relacionados à disciplina se mostra de suma importância para a compreensão de um todo coerente, além da realização de pesquisas a fim de conhecer as empresas estruturadas em Viamão e, a partir disso, realizar visitações a elas, bem como fazer uma análise dos 4P’s (Produto, Preço, Promoção e Praça) de algumas empresas da cidade, para, posteriormente, propiciar o diálogo sobre as mesmas dentro de sala de aula, através de debates com os empreendedores viamonenses. Vale destacar, também, a palestra mediada pela bolsista para a turma de Tecnologia em Processos Gerenciais, que buscou trazer uma empresa local para debater sobre o consumo na cidade. Em razão disso, o projeto consegue, de forma excepcional, unir a realidade vivenciada pelo aluno com os ensinamentos ministrados em sala de aula, além de facilitar a comunicação do acadêmico com os outros componentes curriculares de forma clara e contínua.

 


Palavras-chave


Marketing; Administração; Ensino-aprendizagem; Empreendedorismo; Viamão.