Portal de Eventos do IFRS, V Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Rolante

Tamanho da fonte: 
Física experimental no ensino remoto: uma proposta para trabalhar a conservação da energia mecânica
Rafaela Thayane Eltz

Última alteração: 21-10-2021

Resumo


Este trabalho aborda a criação de um aparato experimental  que permite a visualização do princípio de conservação da energia mecânica, assim como também, a propagação do calor por convecção, ou seja, a transferência de energia térmica que ocorre nos fluídos (gases, líquidos e vapores) devido a movimentação das partículas com densidades diferente. A atividade foi proposta no componente curricular de física, 2º ano, do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Rolante, no 3º ciclo de atividades remotas de 2021. O objetivo da proposta é estimular a pesquisa e a construção  do conhecimento por meio de atividades mão na massa (faça você mesmo) onde todo o processo de criação, de testagem, de ajustes importam para desenvolver habilidades. Os objetivos específicos foram: permitir o protagonismo dos estudantes no processo de construção de conceitos sobre um dos princípios fundamentais física, a conservação da energia; verificar a propagação do calor; proporcionar uma metodologia mais atraente para os jovens aprenderem e divulgarem a Ciência. O trabalho foi desenvolvido de forma individual, pois no período de pandemia é necessário manter a distanciamento social, e o resultado foi apresentado  através de um vídeo gravado e enviado no Moodle ou por e-mail a professora de Física para avaliação. Os objetos necessários para a realização do trabalho são uma folha A4, tesoura, massa de modelar, palito de churrasco, isqueiro, fita adesiva é uma vela.


Palavras-chave


Conservação de energia - experimentos - ensino remoto

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.