Portal de Eventos do IFRS, V Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Rolante

Tamanho da fonte: 
Monitoria de Matemática no ensino superior do IFRS Campus Rolante: Relato de experiência e considerações dos monitores sobre o projeto
Gabriel Amadeu Guimarães, Carina Diane Stein, Douglas Borges Manenti

Última alteração: 21-10-2021

Resumo


Ao contextualizar o atual cenário pandêmico com o ensino remoto, observa-se a dificuldade dos discentes quanto a esclarecer as eventuais dúvidas, ocasionadas pelas disciplinas envolvendo Matemática. O projeto de monitoria de Matemática Aplicada, Estatística e Matemática Financeira, em meio a este contexto, busca sanar estas dúvidas, e possibilitar a experiência para os bolsistas do projeto, de uma visão diferente da situação. O público-alvo deste projeto são os estudantes que cursam essas disciplinas, anteriormente citadas, no curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais. Este projeto é ofertado na instituição desde o primeiro semestre de 2019, por se perceber que os estudantes apresentam dificuldades na compreensão dos conteúdos trabalhados nos componentes curriculares. Atualmente, a monitoria está sendo ofertada de forma remota, por meio da plataforma Google Meet, durante oito horas semanais (teoria e aplicação prática), em três dias e horários diferentes, para que os estudantes possam participar, independente de outros componentes curriculares que possam estar matriculados, ou profissão que atuam. Sendo assim, os estudantes foram informados sobre a existência do projeto pelo professor da disciplina, e o monitor fica disponível para sanar dúvidas, auxiliar na resolução de listas e realizar de forma síncrona, atendimentos individualizados ou coletivos dos discentes. Durante a suspensão do calendário acadêmico, foram ofertadas Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs). Nesse período, após uma considerável insistência, por parte do bolsista, houve a procura de alguns discentes, os quais puderam participar da monitoria, esclarecendo suas dúvidas, no formato de videoconferência, em que o monitor utilizou o aplicativo do Paint, como ferramenta adaptada em lousa virtual. Os estudantes que buscaram pela monitoria, obtiveram a aprovação das disciplinas em questão. Todavia, na oferta mais recente do projeto, a procura pela monitoria foi abaixo do esperado. Os monitores das disciplinas da área de matemática sentem o reflexo do distanciamento social e a falta de engajamento dos estudantes, durante o período da pandemia da Covid-19. Diante disso, surgiram questionamentos, acerca dos motivos que poderiam estar envolvidos, e como poderiam ser resolvidos. Entende-se que a busca por estas respostas pode trazer benefícios à instituição e aos próprios alunos, pois a partir disso pode-se pensar novas alternativas que venham a ser mais interessantes e eficazes. Portanto, será necessário a partir de agora, criar formas de atrair os discentes para a monitoria, a fim de que estes não sejam prejudicados no seu rendimento acadêmico, pelas adversidades do ensino remoto emergencial.



Palavras-chave


monitoria de matemática; discentes; ensino remoto.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.