Portal de Eventos do IFRS, V Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Rolante

Tamanho da fonte: 
Efeito da água tratada com sulfato de alumínio e com o polímero natural de origem vegetal (acácia negra) em animais bioindicadores da qualidade da água.
Sandro Rodrigo Martins Sobrinho, Camila Correa, Elenir de Fátima Wiilland, Maikel Rosa de Oliveira, Gabriela dos Santos Sant'Anna

Última alteração: 21-10-2021

Resumo


A poluição dos ecossistemas aquáticos tem aumentado nos últimos anos devido a inúmeros fatores e como os recursos hídricos apresentam grande diversidade nos usos potenciais, bem como nas suas propriedades físico-químicas e no seu grau de contaminação, se faz necessário investigar parâmetros para monitorar a qualidade ambiental das águas além dos utilizados atualmente, como análises de pH, níveis de fósforo, nitrogênio, oxigênio e turbidez. Sendo assim, ensaios biológicos para certificação da qualidade das águas têm demonstrado grande eficiência devido a sensibilidade dos organismos-teste. Este projeto objetiva comparar o efeito da água tratada com o coagulante inorgânico sulfato de alumínio, utilizado amplamente durante o processo de tratamento da água tanto para uso domiciliar como industrial, e com o coagulante orgânico, de origem vegetal (acácia negra) utilizando planárias como organismos teste. Cabe ressaltar que as planárias são animais sensíveis a poluição ambiental, de ampla distribuição e fácil manutenção em laboratório, sendo por isso indicadas para estudos que envolvam ensaios de toxicidade ambiental. Para isso, animais adultos da espécie Girardia schubarti serão divididos em três grupos submetidos à diferentes tratamentos de água: grupo controle (do local de coleta), em água tratada com sulfato de alumínio e com o polímero natural de origem vegetal. A duração dos testes de toxicidade será de até 96 horas e serão analisados os parâmetros de mortalidade, distúrbios locomotores, lesões macroscópicas e microscópicas. Para análise de dano ao DNA será utilizada a técnica do ensaio cometa. Para esse teste, os animais permanecerão por até 7 dias expostos aos diferentes tipos de água. Até o presente momento, estão sendo realizadas as padronizações histológicas que serão aplicadas durante os experimentos, e a análise das amostras de água (pH, turbidez e cloro residual). Espera-se que os animais expostos ao tratamento com o sulfato de alumínio apresentem maiores alterações macroscópicas, microscópicas e locomotoras quando comparado aos organismos submetidos ao tratamento com coagulante orgânico, de origem vegetal.


Palavras-chave


monitoramento ambiental; planárias; água; coagulante orgânico; coagulante inorgânico

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.