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Monitoria de Física III
Última alteração: 21-10-2021
Resumo
O projeto de monitoria em Física III surgiu diante da necessidade de acompanhamento aos estudantes, durante o desenvolvimento dos conceitos deste componente curricular, pois muitas vezes, a interação entre dois ou mais estudantes que discutem um determinado conceito, pode ser muito construtiva, pois parte-se do pressuposto de um diálogo sem a perspectiva professor/estudante e sim estudante/estudante, o que certamente implica num diálogo mais espontâneo. Na monitoria de Física III, a pretensão inicial se constituía em proporcionar acompanhamento aos estudantes de Física I, II e III do Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, disponibilizando horários de atendimentos semanais, onde tanto o bolsista do projeto quanto professor orientador estariam virtualmente presentes, em sala do Google Meet, para auxiliar os demais discentes, seja na explicação ou complementação de conceitos. O espaço de monitoria em determinadas áreas do conhecimento é importantíssimo para os estudantes, pois em alguns componentes curriculares, como Física, por exemplo, onde há muitos cálculos associados aos conceitos, ofertar o acompanhamento junto aos alunos, principalmente aqueles que têm mais dificuldades com ciências exatas, está para além de uma mera oportunidade, é um direito deles, pois se trata de um espaço extra para reforçar explicações, debater conceitos, consolidando-os, complementar ou aprofundar explicações, exemplificar situações problemas, entre outros. Os horários de atendimentos aos estudantes são fixos e acontecem todas as quartas-feiras, das 13h30min até as 16h, no link http://meet.google.com/uww-rtyr-pqx, sem distinção de turmas, ou seja, a qualquer tempo, dentro do intervalo supracitado, podem ser atendidos estudantes de Física I, II ou III de qualquer um dos Cursos Integrados ao Ensino Médio. A duração de cada atendimento é livre e fica a critério do estudante que procura o espaço. Desde o início do projeto, poucos estudantes têm procurado o espaço para dirimir suas dúvidas. Não há evidências dos motivos pela baixa procura, tampouco, nenhuma correlação com a saturação por parte dos estudantes no uso de ferramentas digitais como forma de interação síncrona. Posteriormente, pode ser algo passível de maior análise. Como forma de otimizar a colaboração do bolsista, o coordenador do projeto, Professor Carlos Alberto Steinmetz, tem convidado o mesmo para auxiliar nos encontros síncronos, como interlocutor durante as aulas. Além disso, o bolsista tem colaborado na construção de materiais didáticos para serem utilizados durante as aulas.
Palavras-chave
Ensino de Física; Monitoria de Física; Espaço para Discentes
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