Portal de Eventos do IFRS, VI Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Rolante

Tamanho da fonte: 
Projeto ELAS
Andrei Maximovitz Rubini, Eduarda Rosa Motter, Sabrina Danielli Dani

Última alteração: 28-09-2023

Resumo


A ciência e a tecnologia, na história recente, sempre foram atividades realizadas unicamente por homens. A sociedade só começou, gradativamente, a permitir a participação feminina por meio de custosas lutas sociais que datam por mais de 3 séculos. O projeto ELAS encaixa-se neste contexto de emancipação feminina e lutas sociais como catalisador do processo. O projeto surgiu há 4 anos e, durante a pandemia de Covid-19, teve como foco a produção de conteúdo digital para as redes sociais, com o objetivo de alcançar e inspirar meninas e mulheres nas áreas de ciências, tecnologia e engenharia. Após a atuação de 2 anos de forma remota, o projeto continua convicto de seu propósito, e além disso, nesse ano, ele ganha um novo objetivo: inspirar e instruir a comunidade local do IFRS Campus Caxias do Sul. Para alcançar esse objetivo foi proposta uma ação  de mentoria científica de estudantes do ensino fundamental. De forma similar como ocorre em projetos de iniciação científica, iniciou-se com a seleção de estudantes interessados na iniciativa na escola Professora Ester Justina Troian Benvenutti. De forma conjunta, estudantes selecionados (mentorados) e bolsistas desta ação de extensão (mentores), desenvolvem projetos de pesquisa com temas relacionados às áreas de interesse dos mentorados, desde biologia à ciência dos materiais, por exemplo. A equipe conta com 3 integrantes, mas é mais assertivo pensar que o projeto conta com uma rede de apoio de professores, diretores e técnicos. Cada um prestando auxílio e dispondo de seu tempo para dar suporte a todas as ações. Por fim, acredita-se que por meio deste projeto serão alcançados resultados tais como: o despertar para a iniciação científica nos mentorandos, o engajamento da comunidade local e a promoção da ciência e tecnologia além das fronteiras do Campus. Adicionalmente, espera-se impactos positivos nos indicadores de ingresso, permanência e êxito de meninas e mulheres nos cursos técnicos, tecnológicos e de engenharia do Campus Caxias. Portanto, o projeto Elas, para muito além de um espaço para a formação acadêmica e promoção da ciência, coloca-se como um meio para uma sociedade mais justa e igualitária.

Palavras-chave


Mentoria; Iniciação Científica; Emancipação feminina.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.