Última alteração: 28-09-2023
Resumo
Aquisição de uma segunda língua
Gabriel Nicoletto
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Bento Gonçalves
Amelia Biesek Lovatto
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Bento Gonçalves
Este trabalho se trata de uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo é investigar quais são as principais dificuldades de aprendizagem de uma língua adicional, em especial o inglês. Esta pesquisa surge a partir da observação de que os alunos que ingressam no Ensino Médio com conhecimento básico ou nulo da língua inglesa pouco avançam em seu nível durante o percurso escolar. Além disso, o Brasil é o país que mais ensina o inglês nas escolas, mas em contraponto apenas 5% dos brasileiros alcançam a fluência. Assim, investigar as principais dificuldades de aprendizagem desses alunos pode orientar futuros trabalhos e projetos de ensino tendo em vista um melhor aproveitamento do estudo da língua adicional. Tendo em vista o objetivo de pesquisa, foram selecionados estudos dos últimos cinco anos situados em três das principais teorias que embasam as pesquisas da Linguística Aplicada: o sociointeracionismo, a aprendizagem com base em tarefas e a Linguística Sistêmica Funcional. A partir dessa investigação, fez-se deslocamentos para o contexto do ensino médio brasileiro.
Palavras-chave: ensino-aprendizagem de línguas adicionais. língua inglesa. ensino médio