Portal de Eventos do IFRS, VI Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Rolante

Tamanho da fonte: 
Aquisição de uma segunda língua
Gabriel Nicoletto, Amelia Biesek Lovatto

Última alteração: 28-09-2023

Resumo


Aquisição de uma segunda língua


Gabriel Nicoletto

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Bento Gonçalves

Amelia Biesek Lovatto

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Bento Gonçalves


Este trabalho se trata de uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo é investigar quais são as principais dificuldades de aprendizagem de uma língua adicional, em especial o inglês. Esta pesquisa surge a partir da observação de que os alunos que ingressam no Ensino Médio com conhecimento básico ou nulo da língua inglesa pouco avançam em seu nível durante o percurso escolar. Além disso,  o Brasil é o país que mais ensina o inglês nas escolas, mas em contraponto apenas 5% dos brasileiros alcançam a fluência. Assim, investigar as principais dificuldades de aprendizagem desses alunos pode orientar futuros trabalhos e projetos de ensino tendo em vista um melhor aproveitamento do estudo da língua adicional. Tendo em vista o objetivo de pesquisa, foram selecionados estudos dos últimos cinco anos situados em três das principais teorias que embasam as pesquisas da Linguística Aplicada: o sociointeracionismo, a aprendizagem com base em tarefas e a Linguística Sistêmica Funcional. A partir dessa investigação, fez-se deslocamentos para o contexto do ensino médio brasileiro.


Palavras-chave: ensino-aprendizagem de línguas adicionais. língua inglesa. ensino médio


 



Palavras-chave


ensino-aprendizagem de línguas adicionais. língua inglesa. ensino médio.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.