Portal de Eventos do IFRS, VI Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Rolante

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Gênero e Diversidade no ambiente escolar: experiências de respeito e empatia
Manuela Bendorovicz Trevisan Dorneles, Marcelo Razzera Pegoraro, Gabrielli Pieta Cecchin, Eduardo Franceschina Nunes, Isadora Lima da Cunha, Letícia Schneider Ferreira

Última alteração: 28-09-2023

Resumo


O Programa Gênero e Diversidade no Ambiente Escolar busca responder a uma questão que iniciou-se no ano de 2015 pelo protagonismo de um grupo de alunos, ao quais se sentiam intimidados a partir de casos de misoginia e assédio dentro do IFRS Campus Bento Gonçalves. Desta forma, este programa tem como objetivo principal promover ações de ensino, pesquisa e extensão que abordem a temática gênero, compreendendo o ambiente escolar como um espaço de respeito e convívio da diversidade. Além disso, por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS), o Programa visa elaborar atividades voltadas a discentes, docentes e servidores do campus, a fim de sensibilizá-los sobre a importância do respeito às diferenças e exercício da empatia. As ações e atividades são construídas conforme as demandas apresentadas pelos estudantes e servidores nas reuniões do núcleo, sendo que neste ano o tema mais abordado nas ações realizadas pelo núcleo é referente ao preconceito estrutural referente às questões de gênero e sexualidade. Um dos principais interesses do Programa, é o estímulo ao desenvolvimento de uma postura de autonomia e exercício democrático por parte da comunidade escolar. Deste modo, os membros do NEPGS BG vêm realizando dinâmicas em sala de aula e atividades de integração a todos, como saraus em parceria com outros núcleos, palestras, lives com participantes da comunidade externa, relativas a tópicos importantes como a conquista do voto feminino, militância feminista, bem como a apresentação dos resultados de pesquisas feitas pelos próprios estudantes que apresentavam sobre questões de gênero, entre outras iniciativas. Outra ação que merece destaque foi a realização de uma intervenção problematizando a utilização do nome social para alunos e alunas transexuais, assim, salientando a importância de acolher estes discentes de modo sensível, respeitoso e adequado. Assim, o Programa citado vem cumprindo um importante papel na comunidade, a fim de conscientizar a todos sobre questões de gênero e sexualidade, permitindo o contato com a produção de diferentes autores e autoras desta área do conhecimento, incentivando uma educação libertadora e uma formação em prol da defesa dos Direitos Humanos.


Palavras-chave


gênero; sexualidade; respeito, diversidade; conscientização

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