Portal de Eventos do IFRS, VI Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Rolante

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A trajetória escolar das pessoas com deficiência no município de Rolante: possibilidades e contratempos à conclusão da educação básica
Danieri Ribeiro da Rocha

Última alteração: 28-09-2023

Resumo


Este projeto de pesquisa possui como objetivo compreender a dinâmica da educação especial inclusiva nas escolas públicas de Ensino Fundamental do município de Rolante/RS. O projeto estará fragmentado em duas etapas: na primeira etapa é uma investigação nos repositórios oficiais disponíveis para conhecer o quantitativo de alunos com deficiência, com status ativo, nas escolas do município, assim como também, a busca dessas informações junto com a secretaria municipal de educação do município. A segunda etapa (pesquisa de campo) pretende dialogar com os tutores dos alunos com deficiência matriculados nas escolas municipais buscando compreender a concepção destes a respeito do processo de escolarização dos alunos com deficiência. Os dados coletados na primeira etapa serão analisados estatisticamente, já os dados da segunda etapa serão analisados por meio de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). A partir da coleta, tratamento e análise dos dados, espera-se compreender a realidade local dos alunos com deficiência e subsidiar ações do NAPNE (Campus Rolante) voltadas a fortalecer a missão institucional do IFRS, de um ensino público, gratuito e de qualidade para todos. O trabalho está em desenvolvimento na primeira etapa e, apesar dos dados serem ainda iniciais, pode-se verificar que as informações encontradas não corroboram umas as outras. Assim, há necessidade de triangulação de dados e/ou mais diversidade de fontes para retratar melhor a realidade do município.

Palavras-chave


educação inclusiva; alunos com deficiência; município de Rolante

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