Portal de Eventos do IFRS, VI Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Rolante

Tamanho da fonte: 
Oficinas “yoga no campus” e “Tecendo laços” como estratégias coletivas para promoção da saúde de estudantes
Letícia Ribeiro Wanner, Vanessa Limana Berni, Sofia Müller David

Última alteração: 28-09-2023

Resumo


O presente trabalho traz um relato de uma parte do projeto de ensino “Educação e Saúde: acolhimento, intervenção e movimento junto a estudantes do IFRS campus Rolante”, o qual tem como foco principal oportunizar espaços de acolhimento, escuta e intervenção à comunidade escolar. Tal projeto foi idealizado por servidora da Coordenadoria de Assistência Estudantil e Pedagógica do campus Rolante, visando a promoção da saúde dos estudantes, nas dimensões física e psicológica, em um momento de retorno ao ensino presencial, após dois anos de atividades remotas devido ao período pandêmico da Covid-19. Neste trabalho, apresentaremos as duas oficinas que vêm sendo ofertadas a fim de atender demandas discentes de forma coletiva: “Yoga no campus” e “Tecendo laços: entre ‘nós’ e fios”. Ambas oficinas ocorrem semanalmente, às terças-feiras, nos turnos matutino e vespertino, sendo protagonizadas pelas duas bolsistas do projeto, sob a supervisão da coordenadora do mesmo. As oficinas de yoga acontecem desde maio de 2022, sendo atualmente ofertadas através de vídeo-aulas projetadas em uma sala do campus. Com essa oficina busca-se proporcionar práticas de relaxamento e alongamento do corpo, que levem os discentes a descontrair mentalmente, promovendo assim o bem-estar e melhorias na autoestima, além de maior consciência corporal ao longo das práticas. A quantidade de participantes varia conforme a semana e turno, de um a 10 participantes. Como resultado, os estudantes relatam que através dessa oficina conseguem relaxar e lidar melhor com a ansiedade e estresse causados pelo cotidiano de sua vida escolar. A oficina "Tecendo laços: entre ‘nós’ e fios", começou ser desenvolvida em setembro deste ano e tem como proposta usar dispositivos de arteterapia (até o momento usamos da técnica de fazer pulseiras em macramê) para promover o diálogo entre os participantes, a fim de criarem laços de confiança para conversar sobre seus problemas e procurarem juntos a melhor resolução para o mesmo. Os resultados são recentes, mas se observa que muitos que frequentaram a oficina uma vez voltaram com o relato que ali se sentem bem e encontram um espaço para si. Até o momento, percebe-se que os espaços construídos e proporcionados pelas oficinas, têm contribuído positivamente para saúde mental e física, sendo de relevância para os estudantes por proporcionar o bem-estar e a interação social dos que participam. Cabe ainda destacar a importância de fomento aos projetos/bolsas de ensino, por proporcionarem aos/às estudantes bolsistas desenvolverem habilidades e competências complementares às de sala de aula.

Palavras-chave


Saúde, educação, estudantes, yoga, convivência

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.