Portal de Eventos do IFRS, VI Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Rolante

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Projeto de ensino Educação e Saúde :acolhimento, intervenção e movimento junto aos estudantes. do IFRS Campus Rolante .
Sofia Müller David, Vanessa Limana Berni, Leticia Ribeiro Wanner

Última alteração: 28-09-2023

Resumo


Cuidar de nossa saúde física e mental tornou-se uma grande prioridade, principalmente devido ao estresse e limitações diversas causadas pela Pandemia do Coronavírus. Questões essas que impactaram diretamente o contexto educacional e que foram percebidas no retorno às atividades presenciais do IFRS/Campus Rolante no início do ano letivo de 2022. Docentes e equipe pedagógica depararam-se com aumento de casos de estudantes com dificuldades emocionais envolvendo ansiedade, pânico, inseguranças e dificuldades de aprendizagem. Diante de tal cenário, surge a proposta do projeto de ensino “Educação e Saúde” que será aqui apresentado. Tal projeto tem como objetivo construir e fortalecer espaços de escuta, acolhimento e intervenção junto a estudantes do IFRS/Campus Rolante, visando a promoção de saúde física e mental. É desenvolvido por servidora da Assistência Estudantil e Pedagógica do campus, com apoio de duas bolsistas discentes. Destinado a atender especialmente os estudantes, está aberto à participação de servidores/as da instituição.  Sua realização envolve três movimentos: movimento 1 - aplicação de um questionário para avaliação da situação emocional, física e psicológica dos estudantes; movimento 2 - contempla ações de caráter individual e coletiva; e movimento 3 - produção de material de educação em saúde. Como resultados, elencamos a realização do movimento 1, sendo as informações coletadas no questionário compartilhadas durante formação pedagógica com equipe de ensino e que contribuíram para pensar em ações de acolhimento e que fizessem os estudantes sentirem-se pertencentes à instituição; No movimento 2, estão acontecendo semanalmente as ações de caráter individual, sob responsabilidade da coordenadora  do projeto; também, as oficinas de “yoga” e “tecendo laços”, de caráter coletivo, e protagonizadas pelas bolsistas do projeto, e que tem sido um importante espaço de relaxamento, acolhimento e compartilhamento entre os participantes. Sobre o terceiro movimento, iniciamos o levantamento de locais e contatos da rede de saúde mental do vale do Paranhana que pretendemos divulgar até o final do ano.  Destacamos como desafios para realização do projeto, a falta de recurso financeiro, sendo necessárias adaptações para que as oficinas se realizassem, e, ainda, a dificuldade de muitos estudantes acessar o campus para participar de atividades em contraturno, seja em função da não disponibilidade de transporte, por questões financeiras ou por trabalharem. Nesse sentido, e por termos tido retornos positivos de quem consegue participar das ações, aponta-se para a importância de que ações de promoção de saúde física e emocional sejam também consideradas dentro das atividades de sala de aula.

Palavras-chave


Educação, saúde física, saúde mental, acolhimento, estudantes.

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