Portal de Eventos do IFRS, VI Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Rolante

Tamanho da fonte: 
Monitoria de matemática para o ensino médio
Carlos Eduardo Renz Benchimol, Ana Maria Mras

Última alteração: 28-09-2023

Resumo


O componente curricular de matemática possui dificuldades enfrentadas pelos estudantesao longo da vida escolar. Buscando minimizar essas defasagens, surge a Monitoria deMatemática para o Ensino Médio, na qual além de ofertar oportunidade de sanardificuldades dos estudantes, temos a experiência didática para o monitor, melhorando seusconhecimentos, desenvolvendo e obtendo mais experiência acadêmica. Dessa forma, oprojeto tem por objetivo ofertar auxílio melhorando o aprendizado dos estudantes, no qualos que procuram possam buscar superar suas dúvidas, podendo vir a ter uma visãodiferenciada da abordagem em sala de aula, e proporcionando ao estudante monitor aexperiência da prática pedagógica. A metodologia de trabalho do projeto consiste emhorários fixos de atendimento do monitor contemplando o horário do meio dia e períodosvespertinos, podendo assim atender estudantes dos dois turnos da escola, além dasreuniões com os orientadores da área de matemática. Mas, apesar da oferta, poucos alunosprocuram os atendimentos na monitoria, então com o auxílio dos professores da área noCampus, foi desenvolvido uma pesquisa via formulário do Google Forms, com o objetivo deentender melhor o perfil dos estudantes. Analisando os dados obtidos percebeu-se que ocurso que mais respondeu foi o curso técnico integrado em administração, uma pequenaparcela dos estudantes não sabem da existência do projeto, tendo a maioria descobertopelos professores, em torno de cinquenta e sete por cento não possui um planejamento dehorários de estudos, indicando numa escala de um a dez maior concentração de nível dedificuldade em matemática variando de quatro a sete, os estudantes buscam primeiramenteos colegas para tirar suas dúvidas e, em último caso, a monitoria, sendo esta para a práticade exercícios e a revisão de conteúdo como principais motivos elencados. Muitosestudantes indicam não poder frequentar a monitoria devido a trabalharem no contraturno, eos que participaram do projeto relatam um retorno bastante positivo sendo esclarecedor econseguindo tirar suas dúvidas. Logo, percebe-se que alguns fatores influenciam na baixaprocura pela monitoria, dentre eles, a necessidade dos estudantes de trabalhar, e queinicialmente tiram as dúvidas com o próprio professor da disciplina. Desta forma, odesenvolvimento do projeto oferta a oportunidade de quem queira buscar ajuda nas dúvidase desenvolve a experiência pedagógica do estudante monitor, além de ser uma ferramentaque contribui para a permanência e êxito dos alunos na instituição.

Palavras-chave


Monitoria; Matemática; Ensino.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.