Portal de Eventos do IFRS, VI Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Rolante

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Oficinas de educação ambiental na trilha ecológica do ifrs – campus Rolante
Fernanda Dos Santos Sehn, Felipe Kauan Dos Santos, Henrique Viesloski, Guilherme Kauan Dineck Gonçalves, Karina Rodrigues Lorenzatto

Última alteração: 28-09-2023

Resumo


As constantes intervenções humanas causam danos cada vez maiores ao meio ambiente. Neste contexto, diferentes ações de educação ambiental são de suma importância, uma vez que estimulam reflexões sobre a interação entre homem-natureza e enfatizam a necessidade de que essa interação ocorra de forma mais sustentável. Uma das maneiras de estimular essas reflexões é a partir de trilhas ecológicas, que proporcionam conhecimento através de experiências práticas, bem como vivências complementares ao conhecimento teórico. O objetivo deste projeto é oportunizar às crianças e adolescentes de escolas públicas vivências de educação ambiental através de oficinas inseridas no processo de implantação da Trilha Ecológica do IFRS, câmpus Rolante, sensibilizando-os tanto para a preservação ambiental como para uso sustentável dos recursos naturais. O tema “flora nativa X flora exótica” foi escolhido para a elaboração da primeira oficina de educação ambiental. A primeira etapa consistiu em uma série de pesquisas sobre a diferença entre flora nativa e exótica, bem como características de espécies nativas presentes na área da Trilha Ecológica do campus Rolante. A segunda etapa consistiu na definição do público-alvo e no planejamento das atividades propostas para esta primeira oficina. A oficina com o tema “flora nativa X flora exótica” foi elaborada para crianças com idade entre 6 e 8 anos, estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Frei Miguelinho, de Rolante. Esta oficina consiste em duas etapas: 1) Expositiva-dialogada, sobre a diferença entre flora nativa e exótica; 2) Jogo passa ou repassa, a partir do qual as crianças poderão demonstrar o que já conhecem sobre a origem de diferentes espécies de plantas com as quais elas têm contato visual ou sensorial no dia-a-dia. Em relação à parte sensorial, será realizada uma atividade onde as crianças participantes deverão adivinhar alguns itens alimentícios através do olfato. Ao final desta oficina, espera-se ter sensibilizado as crianças participantes para um olhar mais atento às espécies de plantas que fazem parte do dia-a-dia delas, bem como para importância da preservação das espécies nativas. Esta oficina será adaptada para ser ofertada para outras faixas etárias de crianças e adolescentes. Além disso, pretende-se elaborar oficinas que abordem outros temas, como, por exemplo, fauna, ciclo da água, solo e compostagem.

Palavras-chave


Flora Nativa; Flora Exótica; Educação Ambiental

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