Portal de Eventos do IFRS, VI Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Rolante

Tamanho da fonte: 
Histórias em quadrinhos como ferramentas para o ensino de conceitos de Física
Éric Eduardo Laux

Última alteração: 28-09-2023

Resumo


O desenvolvimento dos conceitos de Física, tanto na rede pública quanto privada de educação, por muitas vezes se constitui de um grande desafio tanto para docentes quanto para estudantes, pois não raramente, os conceitos inerentes a esse componente curricular, são percebidos pelos discentes como difíceis e distantes, sem relação com a vida e o seu cotidiano, logo, sem aplicabilidade imediata. Neste sentido, o ensino de Física, sempre que possível, precisa estar correlacionado com o cotidiano dos estudantes para que o aprendizado seja significativo para eles. Dito isso, quando se proporciona a construção do conhecimento junto aos estudantes, utilizando breves Histórias em Quadrinhos, onde conceitos Físicos são propositalmente explorados, sempre fazendo conexões com situações cotidianas, pretende-se contribuir com o processo de aprendizagem, pois a metodologia em questão pode se configurar como uma conexão entre o que o estudante já sabe a respeito de determinado conceito e aquilo que será desenvolvido ou ampliado, caracterizando, desta forma, uma aprendizagem significativa. Este último, por sua vez, deveria ser o cerne de todo e qualquer processo de ensino aprendizagem pois, se ela não for significativa, que serventia terá para o estudante. A busca por essa significação passa pela forma com que os conceitos são desenvolvidos junto aos estudantes. Quando essa construção acontece alicerçada sobre aquilo que o estudante já sabe, seja de senso comum ou desenvolvido em séries anteriores, há o desenvolvimento de conexões neurais duradouras, pois têm significado. O uso de HQ, no início do desenvolvimento de determinado conceito, potencializa e aflora os conhecimentos prévios dos estudantes, facilitando o processo de aprendizagem significativa. As HQs confeccionadas são utilizadas para auxiliar no desenvolvimento dos conceitos junto aos demais estudantes. Importante salientar que, durante a confecção de HQ, o estudante bolsista que faz parte deste projeto, é desafiado, a partir de um conceito previamente definido pelo coordenador, a elaborar uma história (roteiro e arte) de acordo com a visão que tem enquanto estudante. Essa visão é de extrema importância pois, o bolsista, enquanto aluno que é, de forma natural e não tendenciosa, aborda o conceito previamente definido de forma correta, equivocada ou incompleta. É essa abordagem, sem interferências de correções, que será apresentada aos demais estudantes, potencializando, além das discussões em sala de aula, a construção do conhecimento significativo.


Palavras-chave


Ensino de Física; Histórias em Quadrinhos; Aprendizagem Significativa

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.