Portal de Eventos do IFRS, VI Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Rolante

Tamanho da fonte: 
Monitoria de Física III
Aline Vitória Flesch

Última alteração: 28-09-2023

Resumo


O projeto de monitoria em Física foi pensado em virtude do diagnóstico acerca da necessidade de acompanhamento aos estudantes durante o desenvolvimento dos conceitos deste componente curricular, pois muitas vezes, a interação aos pares, ou seja, entre dois ou mais estudantes que discutem um determinado conceito, pode ser muito construtiva do que as aulas propriamente ditas, pois parte-se do pressuposto de um diálogo sem a perspectiva professor/estudante e sim estudante/estudante, o que certamente implica num diálogo mais espontâneo e com a linguagem própria deles. Na monitoria de Física, a pretensão inicial se constitui em proporcionar acompanhamento aos estudantes de Física I, II e III do Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, disponibilizando horários de atendimentos semanais, onde tanto o bolsista do projeto quanto professor orientador estariam presentes, em sala de aula no turno inverso, para auxiliar os demais discentes, seja na explicação ou complementação de conceitos. O espaço de monitoria em determinadas áreas do conhecimento é importantíssimo para os estudantes, pois em alguns componentes curriculares, como Física, por exemplo, onde há muitos cálculos associados aos conceitos, ofertar o acompanhamento junto aos alunos, principalmente aqueles que têm mais dificuldades com ciências exatas, está para além de uma mera oportunidade, é um direito que eles têm, pois se trata de um espaço extra para reforçar explicações, debater conceitos, consolidando-os, complementar ou aprofundar explicações, exemplificar situações problemas, entre outros. Os horários de atendimentos aos estudantes são fixos e acontecem todas as terças-feiras e quartas-feiras, das 9h30min até às 13h, em sala de aula disponível, sem distinção de turmas, ou seja, a qualquer tempo, dentro do intervalo supracitado, podem ser atendidos estudantes de Física I, II ou III de qualquer um dos Cursos Integrados ao Ensino Médio. A duração de cada atendimento é livre e fica a critério do estudante que procura o espaço. Desde o início do projeto, ao contrário do que foi no ensino remoto, um número considerado de estudantes tem procurado o espaço de monitoria para dirimir suas dúvidas, ainda mais que, como uma das estratégias para que a monitoria seja procurada, são distribuídas listas de exercícios aos estudantes durante as aulas regulares. Posteriormente, questões dessas listas são selecionadas para compor as atividades avaliativas, ou seja, quem previamente resolve todas as listas, já sabe resolver as questões que encontrarão nas avaliações. Esse é um dos motivos pelos quais a monitoria tem sido solicitada.

Palavras-chave


Ensino de Física; Monitoria de Física; Espaço para Discentes.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.