Portal de Eventos do IFRS, VI Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Rolante

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CRM para pequenas empresas
Leonardo Sotoriva Rosa, vinicius zanchet de lima, Eduarda Subtil Da Silveira, Eduarda Bazanella Merlin, Paola Port Faoro, Barbara Sulzbach Lopes

Última alteração: 28-09-2023

Resumo


Atualmente tem-se a sensação de que grande parte das pequenas empresas não gerencia o relacionamento com seus clientes. Nesse sentido, visando melhorar este aspecto, esta pesquisa buscou entender qual o papel do CRM frente a esse problema. Em paralelo busca-se saber quais os benefícios de sua implantação para as empresas. O método utilizado foi pesquisa bibliográfica, sendo ela feita com o intuito de levantar um conhecimento disponível sobre teorias, a fim de analisar, produzir ou explicar um objeto sendo investigado. A pesquisa bibliográfica visa então analisar as principais teorias de um tema. Os resultados apontaram que as pequenas empresas brasileiras constituem um segmento muito importante para o desenvolvimento do nosso País, originando empregos e gerando riquezas. Diante da necessidade crescente destas pequenas empresas estreitarem seus relacionamentos com os clientes, as dificuldades encontradas na utilização de uma estratégia de relacionamento bem definida são muitas, o gerenciamento do relacionamento com o cliente sugere a utilização das tecnologias de informação e mudanças culturais na organização, tendo-se como conclusão de que, a administração de pessoas para o envolvimento total com a nova cultura é peça fundamental para o sucesso da estratégia. As pequenas empresas podem e devem utilizar-se dos benefícios da gestão de relacionamentos, pois levando se em conta o número de pessoas envolvidas nos processos, esta administração do relacionamento se torna infinitamente mais fácil e produtiva. O CRM ajuda as empresas a melhor utilizar recursos tecnológicos e humanos para conhecer a fundo o comportamento e o valor dos clientes. Se funcionar conforme o esperado uma empresa pode: fornecer melhor serviço ao cliente, vender produtos cruzados com mais eficácia, ajudar a equipe de vendas a fechar negócio mais depressa, simplificar os processos de marketing e vendas, descobrir novos clientes, aumentar a receita dos clientes. A filosofia CRM é a combinação da tecnologia com a filosofia do marketing de relacionamento, o qual ensina a importância de cultivar os clientes e estabelecer com eles um relacionamento estável e duradouro através do uso intensivo da informação, sendo assim, é possível encontrar vários softwares CRM via web e alguns gratuitos, de fácil manuseio e adesão a ferramenta.


Palavras-chave


Marketing; CRM; Pequenas Empresas.

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