Portal de Eventos do IFRS, VI Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Rolante

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Análise bibliométrica sobre a intenção de recompra na base de dados Scielo no período de 2012 a 2019
Henrique Alves Rosa, Jackson Alan Friske, vinicius zanchet de lima, Taylor Balduino Barea, Lucas Gabriel Bonato, Pedro Samuel Santos Da Silva

Última alteração: 28-09-2023

Resumo


Cada vez mais é comum encontrar empresas que estão considerando como estratégias competitivas do negócio o processo de retenção e fidelização do cliente, fazendo com que eles repitam suas compras sob uma respectiva de longo prazo e de forma continuada. A intenção de recompra é considerada como um fator de extrema magnitude para o desenvolvimento e sobrevivência das organizações. Compreender o fenômeno que leva o consumidor a ter a intenção de recompra de certo produto e/ou serviço de uma marca é um aspecto chave para o sucesso das empresas. Neste contexto, podemos considerar que atualmente no momento da economia mundial, a disputa por clientes e a fidelização dos mesmos cada vez mais é utilizada como planejamento estratégico de negócio e ideal de lucratividade da organização. Tendo em vista a grande relevância do tema, destaca-se a importância da análise da produção científica e de sua veiculação em periódicos disponíveis online, que podemos considerar como sendo o maior meio atual para divulgação e busca de materiais na atualidade. A produção científica e a discussão acadêmica acerca do tema tornam-se pertinente pela importância da análise das características, tipologias e teorias que envolvem a intenção de recompra. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo investigar o perfil das produções científicas nacionais, uma vez que não houve artigos internacionais, sobre a intenção de recompra, publicados na base de dados Scielo. O método de pesquisa utilizado foi o quantitativo descritivo, através de uma bibliometria. A amostra foi composta por 6 artigos, e os resultados apontaram uma predominância de estudos quantitativos. Além disso, evidenciou-se que os artigos considerados não possuem um padrão de número de autores, que consistem em estudos individuais e de até três autores, porém podemos considerar que existe uma alta incidência de grupos de pesquisa na área, bem como, um número elevado de referências, mas que, em sua maioria, são obras estrangeiras, o que pode estar relacionado à restrição de estudos e obras nacionais sobre o tema.



Palavras-chave


Intenção de recompra; artigos; bibliometria; produção científica; base de dados.

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