Portal de Eventos do IFRS, VI Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Rolante

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Leituras feministas na escola: ações para representatividade e igualdade de gênero
Robert Reiziger de Melo Rodrigues, Leticia Schneider Ferreira

Última alteração: 28-09-2023

Resumo


Por muito tempo, a história de muitas mulheres que atuaram em diferentes frentes foi silenciada, sendo que muitas meninas não conseguem se sentir representadas em determinadas áreas de atuação. Assim, o Programa Gênero e Diversidade no Ambiente Escolar, por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade do Campus Bento Gonçalves, planejou algumas atividades junto a escolas de ensino fundamental do município de Bento Gonçalves, as quais consistem na leitura de histórias sobre mulheres que se destacaram ao longo do tempo, bem como a aplicação de jogos que remetem a estas personagens, possibilitando que as crianças conheçam um pouco mais sobre suas trajetórias e suas contribuições para a sociedade. A relevância deste projeto se sustenta devido ao fato de que, atualmente, muitas falácias referentes às questões de gênero e ao feminismo são divulgadas em veículos midiáticos e redes sociais, promovendo discursos de ódio que, muitas vezes, fazem com que tal temática não seja devidamente abordada junto a diferentes camadas sociais. A previsão é que a ação de extensão ocorra entre o período da última semana de setembro e todo o mês de outubro e que se direcione preferencialmente a crianças das séries iniciais, abarcando em torno de 350 crianças de diferentes escolas. O objetivo central é promover um maior conhecimento sobre as mulheres, construindo uma cultura de empoderamento feminino e o respeito por este segmento social, uma vez que as desigualdades de gênero e a violência são uma realidade constante no país. Assim, a metodologia consiste em uma ampla revisão bibliográfica sobre os temas de gênero e feminismo, bem como sobre a biografia de mulheres importantes da História; em um segundo momento, serão lidas as histórias das mulheres selecionadas em sala de aula, possibilitando que as crianças acessem estas figuras; por fim, após o momento de contação de histórias, serão propostos jogos, como jogo de memória e quebra-cabeças, que promovam a fixação das narrativas e de suas protagonistas, bem como estimulem um olhar de empatia em relação às questões de gênero.

Palavras-chave


Contação de histórias; gênero; empoderamento feminino

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