Portal de Eventos do IFRS, IV Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Rolante

Tamanho da fonte: 
Ações afirmativas e o desempenho de estudantes contemplados com cotas raciais no campus Rolante
Gabriel Matheus Rheinheimer, Cauane Rodrigues dos Santos, Gabrielle Alves Garcia, Jéssica Licarassa, Danieri Ribeiro da Rocha, Luciano Nascimento Corsino

Última alteração: 15-10-2019

Resumo


No ano de 2017, iniciaram-se as primeiras turmas de Ensino Médio Integrado no IFRS- Campus Rolante. A instituição era adepta ao sistema de cotas raciais, mas não havia uma fase para verificação das informações. Para o ano de 2018, a instituição aderiu a verificação e organizou  uma Comissão de Heteroidentificação. O presente trabalho apresenta pesquisa em desenvolvimento no campus Rolante, com o objetivo de identificar o desempenho dos estudantes contemplados com cotas raciais ao longo dos anos letivos de 2018 e 2019. Como metodologia, utiliza-se investigação qualitativa, em duas fases, a primeira é a pesquisa documental sobre os registros destes estudantes, com foco nas notas trimestrais, reprovação e aprovação. A segunda fase consiste na realização de entrevistas com docentes. Construímos a categoria ruim (a partir de 6 notas abaixo da média no trimestre), bom (de 3 a 5) e ótimo (de 0 a 3) para identificar o rendimento em relação às notas finais dos trimestres. Seis estudantes do ensino médio ingressaram pelo sistema de cotas raciais em 2018, CM evadiu no primeiro trimestre de 2019 e a JÁ evadiu durante o segundo, ambas solicitaram transferência para uma escola estadual. A exemplo do ano de 2018, em que ficou com 3 notas abaixo da média no segundo trimestre, em 2019 DV apresenta rendimento ótimo, sem nenhuma nota abaixo da média até o momento (2º trimestre). MG também apresenta rendimento ótimo, em 2018 obteve 1 nota abaixo da média no primeiro e 1 no terceiro trimestre, já em 2019, apresenta apenas 2 notas abaixo da média no primeiro trimestre. Em relação aos estudantes considerados com bom rendimento, RN apresentou 1 nota abaixo da média no primeiro trimestre de 2018, 5 no segundo e 4 no terceiro, rendimento que se manteve ao longo de 2019. SB, é o estudante que apresenta rendimento ruim, em 2018 ele ficou com nota 7 no primeiro trimestre, 9 no segundo e 6 no terceiro, ainda assim foi aprovado e em 2019 está com 7 notas abaixo da média nos dois primeiros trimestres. As notas apresentam apenas uma perspectiva do rendimento dos estudantes, a pesquisa ainda está em desenvolvimento e teremos todos os resultados apenas depois do fechamento do último trimestre. Além disso, entendemos que apenas as notas não representam todo o rendimento dos estudantes, mas revela indícios. Na próxima etapa da pesquisa, faremos entrevista com docentes para entender aquilo que as notas estão apresentando.


Palavras-chave


Ações Afirmativas. Cotas Raciais. Políticas Educacionais

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.