Última alteração: 15-10-2019
Resumo
No ano de 2017, iniciaram-se as primeiras turmas de Ensino Médio Integrado no IFRS- Campus Rolante. A instituição era adepta ao sistema de cotas raciais, mas não havia uma fase para verificação das informações. Para o ano de 2018, a instituição aderiu a verificação e organizou uma Comissão de Heteroidentificação. O presente trabalho apresenta pesquisa em desenvolvimento no campus Rolante, com o objetivo de identificar o desempenho dos estudantes contemplados com cotas raciais ao longo dos anos letivos de 2018 e 2019. Como metodologia, utiliza-se investigação qualitativa, em duas fases, a primeira é a pesquisa documental sobre os registros destes estudantes, com foco nas notas trimestrais, reprovação e aprovação. A segunda fase consiste na realização de entrevistas com docentes. Construímos a categoria ruim (a partir de 6 notas abaixo da média no trimestre), bom (de 3 a 5) e ótimo (de 0 a 3) para identificar o rendimento em relação às notas finais dos trimestres. Seis estudantes do ensino médio ingressaram pelo sistema de cotas raciais em 2018, CM evadiu no primeiro trimestre de 2019 e a JÁ evadiu durante o segundo, ambas solicitaram transferência para uma escola estadual. A exemplo do ano de 2018, em que ficou com 3 notas abaixo da média no segundo trimestre, em 2019 DV apresenta rendimento ótimo, sem nenhuma nota abaixo da média até o momento (2º trimestre). MG também apresenta rendimento ótimo, em 2018 obteve 1 nota abaixo da média no primeiro e 1 no terceiro trimestre, já em 2019, apresenta apenas 2 notas abaixo da média no primeiro trimestre. Em relação aos estudantes considerados com bom rendimento, RN apresentou 1 nota abaixo da média no primeiro trimestre de 2018, 5 no segundo e 4 no terceiro, rendimento que se manteve ao longo de 2019. SB, é o estudante que apresenta rendimento ruim, em 2018 ele ficou com nota 7 no primeiro trimestre, 9 no segundo e 6 no terceiro, ainda assim foi aprovado e em 2019 está com 7 notas abaixo da média nos dois primeiros trimestres. As notas apresentam apenas uma perspectiva do rendimento dos estudantes, a pesquisa ainda está em desenvolvimento e teremos todos os resultados apenas depois do fechamento do último trimestre. Além disso, entendemos que apenas as notas não representam todo o rendimento dos estudantes, mas revela indícios. Na próxima etapa da pesquisa, faremos entrevista com docentes para entender aquilo que as notas estão apresentando.