Portal de Eventos do IFRS, IV Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Rolante

Tamanho da fonte: 
Aprendizagem com Base em Projetos: o caso da Castellys
Lidiane de Souza Bley Dos Santos, Denise Soares, Rafael Magedanz

Última alteração: 12-10-2019

Resumo


Resumo

As competências exigidas para o mercado competitivo e a formação para a cidadania contemporânea demandam metodologias de ensino inovadoras,que preparem os alunos para a prática e integrem os conhecimentos necessários.O presente trabalho apresenta uma experiência de Aprendizagem com Base em Projetos(ABP)que teve como objetivo desenvolver os conhecimentos e habilidades dos administradores que a realidade atual demanda.O projeto teve início no terceiro semestre do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais,envolvendo os vários Componentes Curriculares.Fomos desafiados a criar e operar uma empresa onde pudéssemos explorar na prática os conceitos aprendidos em aula.Criamos um grupo composto por doze integrantes a fim de unir os conhecimentos e habilidades para,assim,aumentar as chances de bom desempenho.Realizamos discussões a respeito do ramo que a empresa atuaria e após algumas análises,chegamos ao consenso que trabalharíamos com vinho.A escolha do produto ocorreu pois a região de Rolante é propícia,uma vez que tem inúmeros produtores qualificados.Além disso,o projeto se estenderia ao longo do outono e inverno,quando a demanda pelo produto cresce.Definimos que a produção do vinho seria terceirizada pela complexidade do processo.Efetuamos pesquisas com produtores qualificados da região,firmando parceria com o Sr.Anildo DalCastel,pequeno produtor do interior do município de Riozinho/RS.A escolha se deu pela excelência do produto, totalmente artesanal,sem adição de conservantes.Também pela qualidade de vinho tinto seco,feito com a uva bordô,além do menor custo.Criamos a marca Castellys inspirados no nome do produtor e fornecedor,de origem italiana.Com a realização de uma pesquisa de mercado, identificamos nosso público-alvo.Com os dados obtidos,projetamos nossa oferta pensando em atender as necessidades de nossos clientes em termos de produto,preço,distribuição e comunicação.Posteriormente,definiu-se a meta de venda:quatrocentas garrafas ao valor de R$20,00.A fim de arrecadar o capital inicial foram emitidas e vendidas ações ordinárias da empresa nas opções de R$5,00 e R$10,00.Ao final da operação a empresa teve faturamento de R$ 6.900,00 e distribui lucros no montante de R$ 5.298,00.O projeto integrador nos desafiou a planejar controlar e acompanhar metas,obtendo resultados reais,com foco na satisfação dos clientes. Possibilitou tornar os processos de aprendizagem mais dinâmicos e reais,englobando conteúdos e conceitos essenciais para compreensão da realidade social em geral e do mercado de trabalho.


Palavras-chave


Palavras-chave: Aprendizagem com Base em Projetos;Gestão de empresas;Teoria e prática; Satisfação de clientes;Vinho

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.