Portal de Eventos do IFRS, IV Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Rolante

Tamanho da fonte: 
Conhecimento semântico, cooperação e compartilhamento de intencionalidade: as implicações da cognição social na formulação de metonímias na escrita jornalística
Sandro Rodrigo Martins Sobrinho, Alice Ribeiro Dionízio

Última alteração: 15-10-2019

Resumo


Sandro Rodrigo Martins Sobrinho¹, Alice Ribeiro Dionizio¹*

 

¹Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul -

Campus Rolate

*Orientadora

 

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de pesquisa que desenvolve uma investigação linguística de cunho funcional, sociocognitivista e biossocial e que está, portanto, estritamente relacionada à Linguística Cognitiva-Funcional. Sendo assim, possui ênfase nos aspectos cognitivos, culturais e de uso linguístico. Para isso, o projeto foi formulado de modo a contemplar aspectos de ordem teórica e reflexões acerca do conhecimento semântico dos falantes, uma vez que a hipótese de pesquisa é que o processo de formulação de metonímias sofre influência da cognição social, especialmente do compartilhamento de intencionalidade expresso na comunicação humana cooperativa. O principal objetivo desta pesquisa é o de investigar como os modos do conhecimento semântico dos falantes pode ser descrito sob o viés da cognição social, considerando a premissa do compartilhamento de intencionalidade. Nesse sentido, a pesquisa aqui descrita possui um caráter teórico-analítico a partir da qual se busca refletir sobre os aspectos biológicos e sociais que configuram o comportamento linguístico. Para isso, pretende-se utilizar como material de análise o Jornal Panorama, periódico de circulação regional no Vale do Paranhana, onde se localiza o campus Rolante. A escolha por este periódico está ancorada na busca pela proximidade com a comunidade local e regional, além da funcionalidade digital que apresenta: desde o ano de 2018, o jornal utiliza apenas o seu formato online, o que facilita a metodologia de pesquisa. A investigação ainda está nas primeiras etapas, cujo foco principal é a apropriação teórica e da literatura relacionada à temática. Os resultados esperados dizem respeito à possibilidade de perceber aspectos da cognição social na formulação das metonímias, considerando também aspectos de leitura e compreensão destas, especialmente no que refere ao conhecimento semântico compartilhado. Aspectos culturais também serão abordados, uma vez que o compartilhamento de intencionalidade, princípio da cognição humana, é biológico-cultural. Este projeto de pesquisa foi contemplado com uma bolsa CNPq, via edital nº. 24/2019 de fomento externo do IFRS.


Palavras-chave


Linguística Cognitivo-Funcional. Sociocognitivismo. Compartilhamento de Intencionalidade. Metonímias. Escrita Jornalística.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.