Última alteração: 16-03-2018
Resumo
A leitura está presente na vida das pessoas desde a invenção da escrita na passagem da Pré-história para a Idade Antiga. Desde então tem contribuído para o desenvolvimento das pessoas, pois está associada à formação dos indivíduos [Krug 2015] tanto na área intelectual como na social. A leitura também amplia o vocabulário e a consciência crítica, nos proporcionando uma visão mais ampla do mundo. Este estudo tem como objetivo quantificar os índices de leitura anual dos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Rolante. A metodologia de pesquisa empregada na realização deste estudo quantitativo foi a pesquisa de levantamento. Um questionário objetivo com perguntas fechadas foi apresentado para os alunos, buscando saber quantos livros, em média, cada aluno lê por ano, seu sexo e sua idade. A pesquisa ocorreu em maio de 2017, com participação de 84% da população acadêmica do campus. Os dados foram analisados de acordo com sexo e idade, contando com três realidades: cursos integrados, concomitantes e subsequentes. Concluiu-se, que 54% dos entrevistados estão abaixo ou próximos da média nacional de leitura, que é de 4,96 livros por ano [Galeno et al. 2010], referente, nesta pesquisa, aos alunos que informaram lerem de 1 a 5 livros por ano. Dos alunos entrevistados, 23% estão acima da média nacional, sendo que 14% destes leem de 5 a 10 livros anualmente e os outros 9% leem mais de 10 livros. Os outros 23% dos alunos entrevistados alegaram não lerem nenhum livro por ano. Concluiu-se também, em uma comparação entre sexo e idade, que homens com mais de 18 anos leem mais do que aqueles com idades entre 14 e 18 anos. Sendo que no total de homens com mais de 18 anos, 85% deles leem, já no grupo de homens entre 14 e 18 anos, apenas 55% deles leem. O número de mulheres que leem entre 1 e 5 livros e o número daquelas que não leem, é bem semelhante nas duas faixas etárias. Porém, na análise das alunas com idade entre 14 e 18 anos, percebe-se que o número das mulheres que leem entre 5 e 10 é menor do que o número das que leem mais de 10 livros. Em relação àquelas com mais de 18 anos, a situação é contrária.