Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Rolante (2018)

Tamanho da fonte: 
Estudo de caso da Pousada Colonial baseado nos 4PS do marketing
Eliane Paula Stiehl

Última alteração: 30-09-2018

Resumo


O presente artigo baseia-se em pesquisa realizada através de conceitos de marketing, de alguns autores como Kotler e Keller (2007), bem como de um empreendimento no setor de hospedagem, localizado em Alto Rolante no interior da cidade de Rolante, Rio Grande do Sul - Pousada Colonial. Essa localidade encontra-se no Vale do Paranhana e é conhecida principalmente por seus atrativos naturais. O município também é conhecido por ser a terra natal do cantor Teixeirinha e pelo título de Capital Nacional da Cuca. Colonizado principalmente por alemães e italianos que trouxeram paradigmas culturais e criaram tradições na região. Identificado esse potencial turístico percebe-se a relevância desse estudo e de iniciativas de oportunidade criadas por esse ramo de atividade turística no setor de hospedagem, neste caso, analisando a Pousada Colonial e propondo alternativas de melhorias e ampliação de serviços. Através desse estudo de caso percebeu-se a necessidade de conhecimento de marketing para o empreendimento e que o negócio não progride sem haver uma análise concreta de mercado. Ferramentas como os 4Ps são imprescindíveis na hora de empreender principalmente para identificar as necessidades dos consumidores, tornando os serviços/produtos uma necessidade dos clientes que estão em busca de satisfação. Construir valor, satisfação e fidelidade do cliente são fundamentais para relações em longo prazo. Mas isso não é criado da noite para o dia. Inclusive, investir em Marketing em tempos de crise tem suas vantagens, aproximar-se do cliente em épocas em que ninguém está anunciando pode ser um grande diferencial.


Palavras-chave


marketing; 4Ps; pousada colonial

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.