Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Rolante (2018)

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Espaços de ciências: Integrando práticas de ensino, pesquisa e extensão do campus Caxias do Sul
Giseli Menegat, Maira Gazzi Manfro, Alexandra de Souza Fonseca

Última alteração: 30-09-2018

Resumo


Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Lemann, mais de 12 milhões de estudantes utilizam a internet como plataforma de estudo. Esse número está se tornando cada dia mais elevado, pois lugares públicos como museus, escolas e bibliotecas já oferecem acesso gratuito. Além disso é possível acessar os conteúdos online pelo celular ou tablet em diversos locais até mesmo ao se locomover com os ônibus, resultando em uma forma rápida de expandir conhecimentos. Assuntos relacionados à disciplinas escolares são de grande interesse e possuem uma alta procura por parte dos estudantes, principalmente alunos de escolas públicas, que muitas vezes não têm acesso a livros didáticos atuais e específicos. Visando ampliar o acesso à informação e apresentar conteúdos de forma lúdica e interativa, criou-se um site focado na matéria escolar de química visto que, de acordo com o UNIPÊ (Centro Universitário de João Pessoa), esta é considerada de difícil aprendizagem. Inicialmente, conceituou-se, no site, as diferentes áreas da química como analítica, orgânica e inorgânica, por exemplo. Elaborou-se diversos materiais didáticos, entre eles: slides teóricos e exercícios com resoluções; roteiros e vídeos de experimentos químicos sempre com explicações e com materiais alternativos, podendo ser realizados em casa ou na escola; indicações de livros e jogos online, assim como aplicativos para celulares e tablets; notícias atuais do mundo relacionadas a química como um todo. O material elaborado foi divulgado na plataforma Facebook, ocasionando um aumento no número de visitas no site e proporcionando uma interação entre alunos de diferentes escolas através dos comentários e questionamentos via inbox. As perguntas enviadas serviram como base para a elaboração do material didático. Os alunos se sentiram muito valorizados quando  os professores encaminharam seus trabalhos e fotos de aulas práticas para publicação no site, recebendo um espaço especial para eles. Este projeto permitiu que alunos de diferentes faixas etárias e de diferentes classes sociais possuíssem a mesma oportunidade de aprendizagem. Muitos professores utilizaram o site como uma forma de conteúdo extra para as suas aulas e como um material de apoio para os estudantes. Além de auxiliar no ensino, os exercícios servem como um preparo para vestibulares e para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), pois são baseados em provas passadas e possuem as respostas de forma explicativa.

Palavras-chave


Site de química; Material didático; Educação

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