Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Rolante (2018)

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Energias Renováveis: uma abordagem interdisciplinar no Ensino de Ciências
Ígor Pillatti Schacht, Juliana Taís Bueno Machado, Rafael de Carvalho Barbosa

Última alteração: 30-09-2018

Resumo


Os mais variados setores da sociedade alertam para os processos de modificação da natureza causados pela a ação do homem. Os impactos causados pela intervenção humana na natureza têm seus efeitos refletidos nas escalas econômica, ambiental, política e social. No Brasil, cerca de 65% do total da matriz energética é oriunda das usinas hidrelétricas.  O potencial hídrico do país é bastante favorável para a opção pela utilização desse modal energético. Embora tenha um papel fundamental no desenvolvimento do país e seja uma fonte renovável de energia, existe uma grande controvérsia em relação a escolha por esse tipo de energia, devido aos seus impactos ambientais e sociais nos locais de construção de tais usinas. O Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS -  busca promover, a partir da oferta da educação profissional, o desenvolvimento sustentável das regiões em que estão inseridas suas unidades. O principal objetivo desse trabalho é estudar assuntos acerca dos processos de transformação de energia, visando explorar seus aspectos técnicos e científicos e, com isso, motivar os alunos para questões socioambientais, bem como os assuntos abordados no componente curricular de Física do Curso Técnico em Comércio, na modalidade PROEJA. Para melhor elucidar tais assuntos, serão elaborados protótipos que envolvam assuntos relacionados à sustentabilidade social e ambiental do Campus Rolante do IFRS.


Palavras-chave


Energias Renováveis, Sustentabilidade, Ensino de Ciências

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