Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Rolante (2018)

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Aspectos sociais na escolha da profissão de Licenciado em Física: uma análise em universidades do Rio Grande do Sul
Luisa Mariana da Silva, Vitória Helena de Andrade, Rafael de Carvalho Barbosa

Última alteração: 27-09-2018

Resumo


Esse trabalho discute alguns aspectos sociais associados à escolha da profissão de Licenciado em Física em duas instituições de ensino superior: a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na primeira parte desse trabalho são discutidos os resultados referentes à origem escolar dos concorrentes aos concursos vestibulares dessas universidades. Os dados nos fornecem informações acerca do tipo de escola onde os candidatos realizaram o ensino fundamental. Observa-se que a maior parte dos alunos que concorreu ao curso de Licenciatura em Física realizou o ensino médio em escolas públicas.  Em um outro momento, foi analisada a origem familiar desses candidatos. Em relação a essa escolaridade, é possível verificar que a maior parte desses candidatos são oriundos de famílias que os pais possuem, em geral, ensino fundamental completo, enquanto que as mães possuem o ensino médio completo. Por fim, nossa última análise foi relacionada à origem econômica desses candidatos. Os resultados obtidos, indicam que esses candidatos são oriundos de classes sociais em que a família possui uma renda média bruta em torno de dois ou três salários mínimos. Assim, nossos resultados sugerem um certo padrão no perfil dos candidatos que buscam o curso de Licenciatura em Física nas instituições estudadas.

Palavras-chave


Sociologia da Educação, Pierre Bourdieu, Ensino de Física.

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