Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Rolante (2018)

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Arte com teatro: uma experiência com estudantes no Campus Rolante
Jéssica Maria da Silva, André Henssler, Neila Sperotto, Vanessa Limana Berni

Última alteração: 25-09-2018

Resumo


A arte pode ser apreendida e ensinada no espaço escolar tanto em termo teórico, referentes
aos saberes culturais e estéticos, quanto práticos, referentes à produção e apreciação da
arte em suas diferentes linguagens. O projeto de ensino “Arte na escola”, utiliza-se do teatro
para promover um espaço de convivência e desenvolvimento da imaginação, criatividade e
reflexão de temas do cotidiano dos estudantes. O projeto surgiu a partir da demanda de
estudantes em reuniões da Comissão de Assistência Estudantil e é coordenado pela equipe
de Assistência Estudantil do IFRS/Campus Rolante e colaboradores. Utilizamos como
perspectiva teórica e metodológica o Teatro do Oprimido que se encaixou perfeitamente
com as ideias, opiniões e sentimentos dos estudantes, pelo fato de que o Teatro do
Oprimido busca sempre lutar contra todas as formas de opressão, um teatro de cunho
político, libertário e transformador. O grupo de estudantes participantes do projeto reúne-se
semanalmente nas dependências do campus. A experiência de alguns estudantes que já
haviam participado de grupos de teatro nas escolas que estudavam, motivou o grupo a
ensaiar uma peça que foi apresentada no Festival Municipal de Esquetes Teatrais, onde o
grupo foi premiado como “Destaque Determinação Coletiva”. Participar do projeto tem sido
relatado pelos estudantes como um momento bastante prazeroso, de autoconhecimento,
concentração e introspecção que contribui para a formação e transformação dos estudantes;
deu a eles a oportunidade de serem eles mesmos e expor todas as ideias e opiniões que
muitas vezes são reprimidas pela sociedade. O projeto também aproximou alguns
estudantes do Núcleo de Ações Afirmativas (NAAF), que tem as mesmas discussões e
ações que foram trabalhadas nos grupos, como questões de gênero e sexualidade, afrobrasileiros e indígenas, inclusão e atendimento de pessoas com deficiências.


Palavras-chave


arte; teatro; educação básica; grupos

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