Portal de Eventos do IFRS, VOLUME 8, 2024

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Descomplicando os jogos didáticos de matemática: desenvolvimento prático com Unity
Kauã Eduardo Wagner Ecker, Luz Santini Reinheimer, Kelen Berra de Mello, Alfredo Costa

Última alteração: 17-10-2024

Resumo


O ensino de matemática no contexto escolar apresenta desafios significativos devido à natureza abstrata dos temas e à dificuldade em visualizar formas geométricas. Para minimizar esse problema, o uso de materiais didáticos alternativos, como jogos digitais, associados a metodologias de ensino ativas, pode estimular o engajamento dos estudantes e facilitar a assimilação dos conteúdos. Embora o desenvolvimento de jogos pareça complexo, é importante destacar que, com o software adequado, esse processo pode ser simplificado. A oficina “Descomplicando os jogos didáticos de matemática: desenvolvimento prático com Unity” teve como objetivo mostrar como a plataforma Unity facilita a criação de jogos educacionais. Realizada ao longo de dois dias, a oficina totalizou sete horas de atividades. O Unity, amplamente utilizado para o desenvolvimento de jogos 2D e 3D para diversas plataformas, como celulares, computadores e consoles, foi a ferramenta escolhida. O software é gratuito e oferece sistemas prontos, como interfaces de usuário e renderização avançada, programados em C#. Inicialmente, foi oferecido um embasamento teórico sobre a interface da plataforma, suas funcionalidades e a linguagem de programação C#. Em seguida, os participantes realizaram uma atividade prática guiada, desenvolvendo um jogo mobile didático para o ensino de Geometria, focado na decomposição de figuras em outras mais elementares, pensado para mostrar como poderia ser elaborado um jogo para estudantes do 5º e 6º anos. O jogo instrui o usuário a selecionar pontos na figura para formar linhas e cumprir o enunciado. Dos 16 participantes, 8 não tinham experiência prévia com programação, e apenas 1 já havia utilizado o Unity. Ao final da oficina, todos os participantes que retornaram no segundo dia conseguiram desenvolver um jogo simples, utilizando os sistemas de interface de usuário, programação básica e renderização de linhas. Esse resultado demonstra que, com o conhecimento básico da plataforma, o desenvolvimento de jogos pode ser significativamente simplificado e acessível mesmo para públicos com pouca experiência.

Palavras-chave


desenvolvimento de jogos didáticos; programação; ensino de matemática; jogos matemáticos; Unity

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