Última alteração: 17-10-2024
Resumo
O objetivo para a apresentação deste texto está sobre a apresentação dos pressupostos que constituem a Análise Textual Discursiva (ATD). Enquanto delimitação de tema, o contexto educacional, em que essa metodologia tem sido utilizada para orientar os percursos de pesquisas qualitativas, ressalta-se o período após o final, dos anos noventa. Enquanto referencial teórico, Roque Moraes foi o autor que trouxe esse uso para a aplicação a partir de investigações realizadas em cursos stricto sensu. O próprio percurso do autor evidencia uma fase de transição do uso de Análise de Conteúdo (AC) para ATD, ressalvando os pontos de aproximação e afastamento próprios desse movimento. No entanto, algumas dúvidas ainda não foram dirimidas no entorno desse uso. Enquanto justificativa para este texto, as próprias confusões na descrição da ATD traduzem a necessidade de contínuas explicitações, a exemplo do que se refere sobre a dúvida de ATD ser a mesma forma de análise que encontramos em Análise de Discurso (AD), o que evidencia uma lacuna metodológica ainda presente nas indagações presentes na área educacional. A partir disso, conhecer a obra homônima da metodologia desempenha um papel fundamental para referências em pesquisas tanto quali quanto quali-quanti. Com esse fim, enquanto resultados, espera-se que a explanação realizada possa contribuir para o esclarecimento de tais usos de termos, bem como, evidencie a necessidade de compreender o papel de uma metodologia de análise nas pesquisas que são realizadas desde a formação em cursos para professores. A longo prazo, por meio de estudos e oficinas, esse ensino poderá ser uma oportunidade de contribuição para os processos de compreensão, interpretação, escrita e comunicação de resultados de investigações realizadas, a partir da formação dos professores que independente do componente curricular, precisam
desenvolver tais habilidades.
Referências
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.