Portal de Eventos do IFRS, Volume 5, 2021

Tamanho da fonte: 
O uso do jogo sério como recurso pedagógico para o ensino de geometria espacial: Mental Blocks
Raissa Brunauth Estrela, Eduardo Meliga Pompermayer

Última alteração: 21-10-2021

Resumo


Neste trabalho será analisada a possibilidade da implementação do jogo sério Mental Blocks no ensino de geometria espacial, assim como será estudado o funcionamento do jogo, de que forma ele pode auxiliar na sala de aula e como ele pode desenvolver múltiplas habilidades nos estudantes. Os jogos sérios podem ser uma ferramenta para o ensino de geometria, pois esses, além do prazer intrínseco ao jogo, ensinam ou aperfeiçoam uma habilidade e podem auxiliar no desenvolvimento das inteligências múltiplas. A teoria das inteligências múltiplas diz que o intelecto do indivíduo deve ser observado como pluralista e, por isso, secciona as inteligências em sete categorias distintas, cada uma de acordo com um conjunto de habilidades. Pesquisou-se bibliograficamente o tópico dos jogos sérios e a utilização dos mesmos para o ensino de geometria, tanto em língua portuguesa quanto em língua estrangeira, sem delimitação de período ou repositório. Na pesquisa, observou-se que os jogos sérios são utilizados em diversas áreas como medicina, negócios e até mesmo em treinamento militar, mas não foram encontrados na literatura jogos sérios no ensino de geometria. Analisando o jogo Mental Blocks, pode-se observar nas suas peças figuras geométricas como cubos, paralelepípedos e prismas, que são utilizados para resolver os quebra-cabeças do jogo. Logo o jogador deverá reconhecer as formas de cada peça e o formato das suas faces para o andamento de cada partida, assim estimulando a aprendizagem das geometrias, tanto plana como espacial, e o exercício da inteligência espacial e lógico-matemática para dispor as peças em seu devido lugar, a cada novo quebra-cabeça. Um dos pontos cruciais do jogo é a comunicação entre os jogadores , pois cada participante recebe uma carta, que não deve ser vista pelos outros jogadores, com a visão perpendicular de uma das faces ou o desenho isométrico da figura, e juntos devem resolver o quebra-cabeça em um período de tempo pré-determinado, que varia dependendo da quantidade de participantes. As inteligências intrapessoal e interpessoal são utilizadas na conversação dos jogares para compreender a sua carta e discursar sobre ela de forma clara e objetiva para que os outros participantes escutem e compreendam a sua fala. Com isso, verifica-se que o jogo Mental Blocks é uma ferramenta que pode ser utilizada em sala de aula para auxiliar no ensino de geometria espacial fazendo com que aluno aprenda de uma forma divertida e descontraída por meio dos diversos quebra-cabeças que o jogo possui.

Palavras-chave


Jogos sérios; Geometria Espacial; Inteligências múltiplas; Ensino de geometria; Jogos de tabuleiro.

Texto completo: PDF