Portal de Eventos do IFRS, Volume 5, 2021

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Letramento Matemático: uma proposta desafiadora
Karine Camargo e Silva, Heilande Fatima Pereira da Silva

Última alteração: 22-10-2021

Resumo


Neste trabalho pretende-se apresentar algumas reflexões sobre os desafios encontrados na prática pedagógica do professor, a partir de uma pesquisa com professores do 6º anos do Ensino Fundamental das escolas estaduais do município de Ibirubá/RS, realizada para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática sobre o letramento matemático. Para tanto, foi considerado o que a Base Nacional Curricular Comum do Ensino Fundamental (BRASIL, 2018) preconiza sobre o tema. A justificativa para a realização deste trabalho está pautada no fato de que a BNCC apresentou em suas determinações inúmeros desafios para os professores de todas as áreas, entre estas, a Matemática. O "letramento matemático", definido como “as competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas" (BRASIL, 2018), apresenta-se como uma das propostas mais desafiadoras da BNCC e deverá constituir-se como parte fundamental do Ensino da Matemática no cotidiano das escolas brasileiras. O estudo foi realizado na perspectiva da pesquisa qualitativa, a partir de um estudo de campo e bibliográfico, sendo que foi composto por um conjunto de documentos oficiais, como a LDB (Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional), Diretrizes Curriculares e especialmente a BNCC, entre várias outras obras que dissertam sobre o tema e a educação em geral. Como instrumento de coleta de dados foi realizado um questionário online, contendo questões abertas e fechadas, dividido em três módulos: dados de identificação; a formação dos profissionais entrevistados; e questões sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática, buscando constatar como os professores elaboram e colocam em prática seus planejamentos e de que forma as mudanças têm sido incorporadas, revelando sua percepção e preocupação com os alunos diante das exigências da BNCC, no que se refere à área da Matemática. Os dados coletados foram analisados na perspectiva da pesquisa qualitativa, à luz do referencial teórico elencado. Entre outros resultados pode-se afirmar que as dimensões e subdimensões que compõem as competências gerais da BNCC foram desenvolvidas para servir como orientação na inserção das competências em currículos, práticas pedagógicas, materiais didáticos e processos de avaliação de aprendizagem; entretanto, o pouco conhecimento dos professores sobre as propostas da BNCC, em especial, ao que se refere ao "letramento matemático", é um dos fatores que influencia o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas, retardando o processo de inserir, de forma gradativa, os alunos à compreensão, análise e avaliação dos argumentos matemáticos, dificultando a capacidade dos alunos para associarem os conhecimentos didáticos com as situações modificadas e apresentadas em seus cotidianos. O estudo realizado reforçou a percepção da Matemática como uma ciência que necessita ser contextualizada, ensinada de forma que contribua para a formação integral do aluno, estimulando-o a assimilar e organizar os conteúdos da disciplina, colocar em prática suas capacidades críticas reflexivas e inter-relacionar os conteúdos não só entre si, mas também com outros saberes e experiências do seu cotidiano. Para que a educação, mais especificamente o ensino da Matemática, possa melhorar a atual realidade de nosso país, defendemos a urgente necessidade de investimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental, da implantação de laboratórios de Matemática capazes de contribuir para a melhoria do ensino, disponibilização de novos/modernos recursos e de uma formação continuada de qualidade, possibilitando aos professores e alunos vivenciarem o processo educativo com equidade em todas as regiões, transformando a qualidade do ensino em regra e não apenas uma exceção.

 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 18 out. 2020.


Palavras-chave


Letramento Matemático; Formação de professores; BNCC; Ensino Fundamental; Matemática.

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