Tamanho da fonte:
Projeto Iniciação à Docência: ensinar e aprender Matemática
Última alteração: 01-09-2020
Resumo
O Projeto de Iniciação à Docência: Ensinar e Aprender Matemática vem sendo executado e aprimorado desde 2014, oferecido nas modalidades de ensino e extensão, tendo sido reformulado em 2019, com a proposta de promover aos licenciandos bolsistas a reflexão a respeito de diferentes estratégias e metodologias de ensino de Matemática, além de possibilitar espaços para elaboração e realização de todas as etapas e atividades desenvolvidas em uma turma de ensino médio técnico do IFRS - Campus Canoas. Para isso, além do debate entre os alunos participantes do projeto, juntamente com a professora orientadora, essa troca de experiências proporciona aos estudantes do ensino médio a oportunidade de estudar com três professores diferentes, aprendendo a partir de distintas maneiras de ensinar. A metodologia adotada pelo grupo de participantes consistia em reunir-se para planejamento das aulas de Matemática a serem aplicadas em uma turma do ensino médio, neste caso, uma turma de quarto ano do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas, executando-a também em conjunto, para, ao final, avaliar os aspectos positivos e negativos das atividades propostas. Dentre as atividades elaboradas e propostas, constam apresentações de trabalho em grupos e atividades lúdicas, nos quais os alunos possuíam certa liberdade para a executar da forma a qual achassem mais adequada, além de explicações de conteúdos com a utilização de materiais concretos na construção do conhecimento matemático. Pois, embora a Matemática seja vista por muitos alunos como um conteúdo “mais difícil”, nesta proposta valoriza-se o conhecimento processual, que é mais complexo do que aquele que está apenas focado no resultado, de modo que seja viabilizado o aprendizado em vez de apenas decorar e reproduzir. Essa tarefa também é difícil para os licenciandos, considerando que necessitam repensar seus conhecimentos matemáticos a fim de ensiná-los nessa nova perspectiva. A relevância e originalidade deste trabalho estão fortemente vinculadas à evidente indissociabilidade entre ensino (Matemática de sala de aula do curso de licenciatura), pesquisa (reflexão teórica sobre a prática) e extensão (trocas de conhecimentos entre as comunidades de alunos de diferentes níveis de ensino do Campus Canoas do IFRS). Assim, os principais resultados encontrados estão embasados na oportunidade de aprendizagem a todos os envolvidos, permitindo concluir que essa troca de experiências entre professora do IFRS, licenciandos em Matemática e estudantes do ensino médio pode contribuir para suprir diversas lacunas na aprendizagem de todos, considerando um olhar mais específico e ao mesmo tempo mais amplo para o ensinar e o aprender Matemática. Para a nova edição, em 2020, o projeto foi reformulado novamente, levando em consideração que vivemos um período de pandemia e as aulas presenciais não são uma opção. O projeto reinventa-se ao propor a organização e a produção de cursos de Matemática on-line, na modalidade MOOC, voltados para alunos do ensino médio, de forma que os alunos vinculados ao projeto consigam desenvolver-se enquanto professores, preparando aulas as quais acontecem sem a presença e tutoria direta dos mesmos, enfrentando novos obstáculos, mas com o mesmo objetivo: possibilitar que tanto os alunos que desenvolvem os cursos quanto os que os fazem aprendam através desta troca de experiências.
Palavras-chave
Ensino e Aprendizagem de Matemática; Formação Inicial de Professores; Matemática no Ensino Médio; Metodologias de Ensino de Matemática; Iniciação à Docência.