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Minicurso de Calculadora Científica
Última alteração: 01-09-2020
Resumo
Este trabalho apresenta resultados e discussões da preparação e da oferta de uma oficina de calculadora científica como ação de ensino e extensão promovida e realizada pelo Programa de Educação Tutorial PET-Matemática do Campus Bento Gonçalves do IFRS. O PET é um programa existente em várias instituições de Ensino Superior do país e é formado por grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar, o qual orienta-se pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Os objetivos do programa são, entre outros, desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade e excelência; introduzir novas práticas pedagógicas na graduação; e estimular a formação docente de elevada qualificação. Com base nessas orientações, o PET Matemática do Campus Bento Gonçalves do IFRS, desde sua criação em 2010, realiza, entre outras, uma série de atividades que visam o atendimento de diferentes públicos com relação à minimização de déficits de aprendizagem e a possibilidade de acesso a conhecimentos não contemplados em matrizes curriculares de cursos regulares. A oficina de calculadora científica foi idealizada com base nas dificuldades e limitações identificadas ao longo dos anos por parte dos professores de diversos componentes curriculares com relação ao uso de calculadoras científicas. Diante disso, propõe-se a realização de um curso de curta duração, procurando capacitar os estudantes para uso adequado e amplo das potencialidades das calculadoras científicas mais utilizadas. Com base nas diversas funções geralmente desconhecidas das calculadoras científicas, a atividade consiste em demonstrar e explorar as potencialidades de uso das calculadoras Casio FX-82MS e FX-82ES Plus. Com o uso amplo das potencialidades dessas calculadoras o estudante pode ter maior facilidade, agilidade e precisão na realização de cálculos, auxiliando na construção do conhecimento. A atividade foi pensada a partir de demandas advindas do cotidiano de sala de aula, principalmente dos componentes curriculares de Matemática, embora não só deles. O uso desse equipamento é constante em muitas outras disciplinas, tanto dos cursos de Licenciatura em Matemática e Física, quanto dos cursos superiores de tecnologia, Engenharias e mesmo no Ensino Médio. No entanto, esse uso, na maioria dos casos, fica restrito a funções básicas, sem exploração de grande parte do potencial desses equipamentos. Especificamente, a ação se justifica a partir do fato de que a maioria dos estudantes, principalmente de início dos cursos, desconhece o potencial e as facilidades oferecidas por essas calculadoras. No entanto, com o conhecimento e uso das principais ferramentas, o estudante pode obter agilidade, precisão e praticidade na obtenção de resultados. Além disso, existem funções que facilitam os cálculos, mas, em função do desconhecimento de muitos estudantes, acabam não sendo utilizados e dificultam a resolução de problemas. A oficina tem por objetivos: conhecer profundamente as funções presentes nas calculadoras científicas Casio FX-82MS e FX-82ES Plus; potencializar o uso desses equipamentos em componentes curriculares que envolvem cálculos diversos, sobretudo nos cursos de ciências exatas; promover a iniciação à docência para os membros do grupo PET-Matemática; e estender as ações do PET-Matemática à comunidade estudantil. Para a consolidação do curso, inicialmente foi realizado um período de estudos das funcionalidades da calculadora científica, seguida da elaboração e edição do material didático e de apoio para acompanhamento das atividades pelos participantes. A realização da oficina se utiliza da plataforma Google Meet, com uso de emuladores para Windows das calculadoras abordadas. Com o apoio do material didático, enviado antecipadamente aos inscritos, também é utilizada uma apresentação de slides para facilitar a explanação das informações. Pretende-se, com a realização desta oficina, que os participantes adquiram conhecimentos capazes de potencializar o uso desses equipamentos e, assim, aprimorar a obtenção de resultados em cálculos simples e avançados, característicos dos componentes curriculares de Matemática. Além disso, os três bolsistas ministrantes do curso têm a oportunidade de participar de atividades de iniciação à docência de forma orientada e compartilhada, além de aprofundar os conhecimentos pertinentes ao uso do equipamento. Nas três edições anteriores do minicurso foram atendidos em torno de sessenta estudantes de diferentes cursos e níveis de ensino. Ao final de cada edição, foi solicitada aos participantes uma avaliação rápida do curso. Quase a totalidades das respostas trazem avaliações positivas e enfatizam principalmente o contato com funções das calculadoras ainda não utilizadas e que potencializam a utilização do equipamento. Ainda, a ênfase na avaliação foi bastante frequente com relação ao domínio de conteúdo dos ministrantes, à prestatividade no atendimento e à qualidade do material elaborado e utilizado.
Palavras-chave
Educação Tutorial; Iniciação à Docência; Recursos Tecnológicos; Emulador; Material Didático.
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