Portal de Eventos do IFRS, Volume 4, 2020

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Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): relato de experiências
Géssica da Silva, Jéssica Betina Gorgen

Última alteração: 01-09-2020

Resumo


Nos anos de 2018 e 2019 uma série de atividades foram desenvolvidas em virtude do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. O objetivo do projeto foi promover a interação entre os estudantes do ensino superior e estudantes da rede pública, para que os futuros docentes tivessem uma experiência de atuação em sala de aula, integrando a teoria à prática. O PIBID teve início no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Ibirubá no ano de 2014. É dada a oportunidade para os futuros docentes obterem experiência apoiados em professores que já atuam na área observando as aulas, realizando monitorias e aplicando atividades diferenciadas como forma de complemento ao conteúdo lecionado pela professora regente. O programa traz benefícios de valia única, tanto para a formação docente dos bolsistas, quanto para os alunos e professores das escolas públicas do município de Ibirubá que participam do projeto. Um grupo de oito bolsistas atuou na Escola Estadual de Educação Básica General Osório, realizando atividades em turmas de primeiro ano do ensino médio, contando na escola, com orientação da professora Elisabeth Karst e como supervisora do projeto a professora Me. Vanussa Gislaine Doubler de Souza. Nas atividades aplicadas foram realizados jogos, questionários e práticas envolvendo softwares. Com o intuito de apresentar as atividades desenvolvidas, duas bolsistas descrevem suas experiências com o projeto, visando explicitar seus aprendizados. Das atividades aplicadas pelas bolsistas, foram selecionadas duas para o relato, demonstrando como ocorreu o desenvolvimento, apresentando fotos das atividades e compartilhando as experiências vivenciadas em sala de aula. Após meses de acompanhamento da turma, percebeu-se que muitos alunos tinham dificuldade na assimilação de conteúdos novos por não lembrarem dos outros conteúdos base; por esse motivo, uma das atividades desenvolvidas foi o Jogo da Roleta. O jogo possui formato em tabela, com a disposição dos temas em colunas, onde esses temas seriam selecionados ao girar uma roleta, trazendo de uma forma lúdica a revisão de quatro conteúdos para os alunos, sendo eles: função afim, geometria, porcentagem e equações de 1⁰ grau. A outra atividade desempenhada que obteve um grande sucesso foi o Jogo das Damas, formado a partir de uma adaptação do jogo original, que também promovia a revisão de conteúdos. Foi muito estimulante criar as atividades e buscar a inovação, devido à aceitação e à empolgação dos alunos no dia das aplicações. foram criadas diversas atividades que exploraram essa situação didática inovadora em busca de evitar uma educação tradicional. Percebe-se que os jogos tornam-se ferramentas indispensáveis na educação, na busca pela aprendizagem e também para despertar o interesse do aluno pela Matemática.

Palavras-chave


PIBID; Relato; Aprendizagem; Experiência; Inovação.

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