Portal de Eventos do IFRS, Volume 4, 2020

Tamanho da fonte: 
Matemática e Química: construção de um Projeto Pedagógico Interdisciplinar
Edilma Elayne da Silva

Última alteração: 01-09-2020

Resumo


A Prática Pedagógica (PP) deve ser entendida a partir de uma visão multifacetada (FRANCO, 2016). A aplicação de uma prática de ensino interdisciplinar e contextualizada contribui para o desenvolvimento do aluno em todos os componentes curriculares, tornando-o uma pessoa mais crítica e participativa (ANDRIGUETTO, CARDOSO, LUCHESE, 2019). A prática interdisciplinar, segundo Lenoir, complementa-se com a prática disciplinar e não pode existir sem ela (LENOIR, HASNI, 2004). Desta forma, o desenvolvimento de Projetos Pedagógicos Interdisciplinares (PPI) se apresenta como uma alternativa promissora no processo de ensino, possibilitando que o discente ancore novos conhecimentos aos já existentes (VIANNA, CICUTO, PAZINATO, 2019).Por esse motivo, as metodologias com práticas integradas vêm sem tornando uma alternativa promissora e devem ser uma das ferramentas presentes no PPI. Assim, propõe-se a oficina “Matemática e Química: Construção de um Projeto Pedagógico Interdisciplinar” com o objetivo de fomentar nos licenciados do IFRS o interesse pelo desenvolvimento e implementação de PPI entre os componentes curriculares de matemática e química. Considerando o contexto atual de pandemia, o formato on-line para desenvolvimento da atividade sicrona será utilizado junto com metodologias ativas, que segundo Berbel, baseiam-se em formas de desenvolver o processo de aprender, utilizando experiências reais ou simuladas, visando às condições de solucionar, com sucesso, desafios advindos das atividades essenciaisa prática social, em diferentes contextos (BERBEL, 2011). Pretende-se que os futuros docentes, ao fim da oficina, tenham aprimorado as competências e habilidades necessárias para construir PPI que venham a contruibuir com a “escola” no século XXI. Sousa Junior afirma em sua tese, que no atual momento histórico “[...] não faz sentido apenas lutar cegamente contra o ‘neoliberalismo’, ou contra as ‘ideologias de mercado’". Sugere que é preciso compreender os fatores determinantes que exercem influência nos sistemas escolares (SOUSA JUNIOR, 2001). Portanto, estão entre os resultados pretendidos com a realização da oficina com (futuros) docentes dos cursos de Licenciatura em Matematica do IFRS o desenvolvimento do esqueleto estrutural de um PPI, que permita serem contornados os principais problemas comuns no processo: o tempo para o planejamento em conjunto, devido à necessidade de cumprimento de normas governamentais, como a matriz curricular; a quantidade certa de avaliações e todos os aspectos burocráticos e não flexíveis vigentes na educação (KLEIN, AHLERT, 2019).

 

FRANCO, M. A. R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v. 97, n. 247, p. 534-551, 2016. DOI:https://doi.org/10.1590/s2176-6681/288236353.
KLEIN, N. A.; AHLERT, E. M. Aprendizagem baseada em problemas como metodologia ativa na educação profissional. Revista Destaques Acadêmicos. v. 11, n. 4, p. 219-239, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v11i4a2019.2398.
LENOIR, Y.; HASNI, A. La interdisciplinaridad: por un matrimonio abierto de la razón, de la mano y del corazón. Revista Iberoamericana de Educación. v. 35, p. 167-185, 2004.
SOUSA JUNIOR, J. A Reestruturação Produtiva e a Crise da Escola. Tese de Doutorado,
Universidade Federal de Minas Gerais, 2001.
VIANNA, N. S.; CICUTO, C. A. T.; PAZINATO, M. S. Tabela Periódica: concepções de estudantes ao longo do ensino médio. Química Nova na Escola. v. 41, n. 4, p. 386-393, 2019.


Palavras-chave


Prática Pedagógica; Projetos Pedagógicos; Desenvolvimento; Interdisciplinar; Docente.

Texto completo: PDF